Prefeitura de Goiânia retira mais de 1,1 milhão de toneladas de resíduos das ruas

Somente no primeiro semestre, foram recolhidos mais de 1,1 milhão de toneladas de resíduos e materiais recicláveis na capital – (Foto: Divulgação/Limpa Gyn e Comurg)

Equipes trabalham também na conscientização da população para aumentar a eficiência dos serviços de limpeza

Nos nove primeiros meses de 2025, a Prefeitura de Goiânia, por meio do Consórcio Limpa Gyn, da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), retirou das ruas 1.142.851,31 toneladas de resíduos e entulhos removidos pelas equipes, de ruas e rede de drenagem da capital. Foram recolhidas ainda 23.805,71 toneladas de materiais recicláveis, como papel, vidro, plástico e metais, o que mostra uma maior adesão dos moradores à separação correta dos resíduos.

Pela Comurg, foram varridos manualmente mais de 1,1 milhão de quilômetros de vias e realizadas catações manuais em 43,2 milhões de metros quadrados, garantindo ruas, praças e calçadas mais limpas. A remoção de resíduos ultrapassou 49,8 mil toneladas, enquanto a limpeza nas nascentes somou mais de 2 milhões de metros quadrados de áreas preservadas. “As equipes também executaram roçagem manual em 1,1 milhão de metros quadrados e roçagem mecanizada em mais de 19 milhões de metros quadrados, reforçando o compromisso da Companhia com a conservação urbana e o bem-estar da população”, enfatiza o presidente da Comurg, Cleber Aparecido Santos.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) também mantém um trabalho contínuo de limpeza e manutenção da cidade, com ações que fortalecem a drenagem urbana e a destinação correta dos resíduos. Desde o início do ano, foram realizadas 34.385 limpezas de bocas de lobo e 86,7 mil metros de rede de drenagem receberam manutenção. “As equipes executaram ainda a limpeza de 762 bueiros e pontes e a vídeo-inspeção de mais de 70,4 mil metros de galerias de águas pluviais, garantindo o bom funcionamento do sistema e prevenindo alagamentos. No mesmo período, foram removidas 586,4 mil toneladas de resíduos da rede de drenagem, demonstrando o compromisso da pasta com a limpeza urbana e a sustentabilidade”, destacou o secretário da pasta, Francisco Lacerda.

Consciência urbana

Com a chegada do período mais chuvoso, a Prefeitura reforça que o lixo deve ser descartado em sacos bem fechados e colocado nas lixeiras próximo ao horário da coleta, para evitar que seja levado pela chuva, especialmente neste período de maior incidência de temporais, evitando episódios como os registrados no último dia 23/9, quando a cidade registrou 78mm de chuva em cerca de 1h30. O temporal provocou alagamentos, quedas de árvores e entraves no sistema de drenagem urbana, mobilizando equipes emergenciais para desobstrução de bueiros e ruas.

Para o prefeito Sandro Mabel (UB), o engajamento da população é essencial para fortalecer uma cultura do cuidado e prevenir maiores desastres. “Seguimos trabalhando para melhorar a limpeza em Goiânia, mas a prefeitura precisa da ajuda de todos. Respeitar os dias e horários da coleta e fazer o descarte correto de resíduos são atitudes simples e que fazem muita diferença, principalmente agora com a chegada das chuvas mais fortes, que arrastam esses materiais para bueiros, entupir galerias de águas pluviais e provocar alagamentos”, frisou.

Total
0
Shares
Related Posts