Acesso a mais de 200 itens da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais ocorre após consulta e entrega de laudo médico
Mais de 1,7 mil pacientes da Rede Municipal de Saúde de Trindade têm acesso gratuito, todo mês, a 200 itens considerados essenciais ao tratamento de diversas doenças, tais como hipertensivos, psicotrópicos, insulinas e materiais para diabéticos, doentes renais crônicos, epiléticos, entre outros. Tudo é custeado e disponibilizado pela prefeitura, por meio do Departamento de Atenção Assistida da Secretaria Municipal de Saúde de Trindade.
O departamento ainda fornece itens como fraldas geriátricas para pacientes restritos ao leito; leites especiais para crianças com alergia à proteína do leite de vaca, com refluxo e/ou intolerância à lactose; material de curativo para pacientes com lesão por pressão e sondagem vesical; oxigênio domiciliar para pacientes com doença pulmonar; bolsa de colostomia e urostomia para pacientes ostomizados, entre outros.
A coordenadora da Atenção Assistida, Larusse Lara, explica que o paciente que necessitar do serviço deve comparecer ao departamento para dar entrada ao protocolo, portando o laudo médico do especialista da rede pública de Trindade, receita médica expedida por ele discriminando os itens, e cópia dos seguintes documentos pessoais: identidade, CPF, comprovante de endereço atualizado, cartão do SUS, cartão da família atualizado.
Os itens são entregues no departamento que fica na SMS, localizada na Praça Helon Gomide, Vila Perpétuo Socorro, ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Trindade. Os interessados devem telefonar no 3506-7236 para obter informações sobre os itens disponíveis em cada um desses locais.