Levantamento tem como foco auxiliar consumidores durante compras da Semana Santa
O Procon Goiás, superintendência integrada à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO), identificou variação de quase 300% no preço dos pescados durante a quaresma, período que antecede a Páscoa.
Os valores foram observados durante pesquisa do órgão, realizada entre os dias 15 e 24 deste mês. O objetivo é orientar e alertar os consumidores sobre os cuidados necessários na hora da compra, na Semana Santa, que este ano acontece de 28 de março a 4 de abril.
Para o levantamento, os fiscais do Procon Goiás visitaram 17 estabelecimentos localizados em Goiânia (supermercados e peixarias), para apurar os preços de 41 itens.
A maior variação identificada na pesquisa foi no quilo do Camarão Rosa médio (limpo). O menor preço foi de R$ 45,00 e o maior R$ 167,99, uma variação de 273,31%.
A pesquisa do Procon Goiás dá uma noção dos preços médios praticados. Por isso, ainda que o consumidor visite estabelecimentos que não foram percorridos durante o levantamento, com base no preço médio divulgado, é possível identificar os preços mais atrativos.
Veja exemplos de variações: