Procon Goiânia faz alerta sobre golpe de clonagem do WhatsApp

Após a clonagem, o golpista passa a enviar mensagens para os contatos da pessoa pedindo dinheiro em seu nome – (Foto: Reprodução)

Consumidor deve ficar atento e jamais fornecer seus dados, senhas ou códigos

O Procon Goiânia alerta o consumidor para um golpe que está fazendo várias vítimas. O golpe de clonagem da conta do Whatsapp. O golpista pega um número de celular na Internet, geralmente de sites de anúncios, e liga para a vítima relatando um falso problema no cadastro. Para corrigir, ele diz que vai enviar para a pessoa um número de protocolo, e pede que a pessoa passe o código de seis dígitos que vai chegar por SMS. Na verdade, os números são para instalar o aplicativo em outro aparelho.

Após a clonagem, o golpista passa a enviar mensagens para os contatos da pessoa pedindo dinheiro em seu nome. O consumidor não deve enviar o código de seis números. É importante ainda habilitar a “verificação em duas etapas”.

“Nesse momento de pandemia, os golpes pela Internet e redes sociais explodiram. É preciso que o consumidor desconfie sempre, redobre a atenção e nunca forneça senhas ou sequência de números. Caso o consumidor tenha sido vítima do golpe, a pessoa deve entrar em contato com [email protected] e pedir a desativação temporária da conta”, destaca o Presidente do Procon Goiânia, Gustavo Cruvinel.

Cruvinel orienta que as vítimas também devem procurar a polícia. “Esse é um golpe que faz, no mínimo, duas vítimas. Quem for lesado deve sempre registrar boletim de ocorrência”, explica.

A maior dica para não ser vítima da clonagem de WhatsApp é desconfiar de mensagens pedindo dinheiro, mesmo que seja de um filho, pai, irmão. Basta uma ligação à pessoa que está enviando a mensagem para frustrar o golpe. Se não for possível ligar, peça uma mensagem de áudio, ou pergunte como o contato lhe conhece, por exemplo.

Total
0
Shares
Related Posts