Lançado em outubro de 2020, o programa Horizontes já destinou até R$ 5 milhões para projetos voltados ao empreendedorismo de jovens brasileiros. O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), órgão responsável pela iniciativa, já publicou cinco editais, cada um com o objetivo de investir até R$ 1 milhão em projetos que tenham o objetivo de fomentar o empreendedorismo e a inovação entre jovens de 18 a 29 anos de idade, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social.
Por meio da Secretaria Nacional da Juventude, do MMFDH, foram selecionadas cinco organizações da sociedade civil. “O programa Horizontes tem como objetivo dar os primeiros passos para fomentar o empreendedorismo e a inovação”, explica a secretária Nacional da Juventude, Emily Coelho.
Os cinco editais lançados até agora são voltados a projetos com foco em jovens entre 18 e 29 anos, entre eles, os moradores da região do Arquipélago do Marajó (PA). De acordo com Emily Coelho, as instituições selecionadas devem oferecer cursos, oficinas e outras formas de capacitação.
“Os cursos e oficinas oferecidos pelas organizações selecionadas irão promover a emancipação e a dignidade do jovem em situação de vulnerabilidade por meio da integração às cadeias econômicas e inserção no mercado de trabalho”, afirma a secretária.
“O nosso objetivo a médio e longo prazo é dar subsídios para que os jovens tenham condições de manter os próprios negócios, criando, assim, oportunidades de emprego e geração de renda para nossa juventude.”
Com informações do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos