Projeto Agricultura Urbana transforma áreas ociosas em hortas em Aparecida

Leandro Vilela e José Mário Schreiner inauguraram o Projeto Agricultura Urbana no município – Foto Rodrigo Estrela/Secom Aparecida)

Programa lançado pela prefeitura de Aparecida e Sistema Faeg/Senar visa garantir alimentação saudável, geração de renda e sustentabilidade

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, e o presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner, inauguraram na manhã desta quarta-feira (3/9) o Projeto Agricultura Urbana no município. O evento ocorreu na Escola Municipal Valdir Gonçalves de Aguiais, no Jardim Tiradentes.

A iniciativa, realizada em parceria entre a Prefeitura de Aparecida, o Sistema Faeg/Senar, a Emater e instituições como o Instituto Hebrom Humano e o Projeto Pare a Fome, tem como objetivo utilizar áreas públicas ociosas para o cultivo de alimentos, formando hortas comunitárias, escolares e em centros de convivência.

O programa também garante capacitação técnica, geração de renda e fortalecimento da economia solidária. O cronograma prevê, até dezembro, a formação de três turmas de capacitação, a instalação de cinco hortas-escola e a criação de um banco de sementes regionais.

Transformar realidades

O prefeito Leandro Vilela declarou que projeto-piloto é fruto de uma parceria em que todos os colaboradores se uniram com espírito público para transformar realidades e que a expectativa é expandi-lo. “Estamos iniciando este projeto dentro das escolas e queremos levá-lo também para outras áreas ociosas e comunidades da cidade”.

O presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner, afirmou que Aparecida dará o exemplo para todo o Estado. “Queremos mostrar que é possível fazer agricultura em qualquer espaço, inclusive dentro das cidades. Nossa meta é levar a experiência para outras comunidades de Goiás e do Brasil, replicando essa iniciativa de sucesso.”

Programa Alimenta Cidades

Durante a cerimônia, foi assinada a adesão ao Programa Alimenta Cidades, reforçando o compromisso da gestão municipal com políticas públicas de segurança alimentar. Na ocasião, também ocorreu a entrega de certificados aos voluntários da construção das hortas, colocando em prática os conhecimentos adquiridos e contribuindo de forma direta para a implantação do projeto.

A secretária municipal de Educação, Núbia Faria, destacou o impacto positivo para os estudantes. “Ao aprenderem a plantar, as crianças desenvolvem senso de responsabilidade, sustentabilidade e cidadania. Além disso, parte da produção será incorporada à merenda escolar, enriquecendo a alimentação e fortalecendo o vínculo da escola com as famílias”, disse.

O estudante David Luiz, de 10 anos atua na horta desde o início e diz gostar muito. “É uma atividade diferente e a expectativa é colher as verduras em breve”.

Inicialmente implantado em 10 escolas, a previsão é atingir todas as unidades nos próximos anos.

Diretrizes estaduais

O assessor especial do Governo de Goiás, Euler de Moraes, salientou o alinhamento estratégico da iniciativa com as diretrizes estaduais. “A agricultura urbana aproxima políticas de desenvolvimento social, ambiental e econômico. É um exemplo de como a união de esforços gera resultados concretos para a população”.

“As crianças aprendem a plantar, colher e consumir os alimentos que produziram. Isso reforça a educação ambiental e leva bons hábitos para dentro de casa, alcançando pais, professores e toda a comunidade”, acrescentou o superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges.

Presenças

O evento contou com a presença do deputado estadual Veter Martins, secretários municipais, vereadores, outras autoridades estaduais e municipais, alunos, professores e servidores da escola beneficiada, lideranças comunitárias e representantes de instituições parceiras.

Total
0
Shares
Related Posts