O deputado Antônio Gomide (PT) defende, por meio do projeto de lei nº 4776/21, que a Universidade Estadual de Goiás (UEG) forneça todos os equipamentos tecnológicos aos professores da instituição, para que possam ministrar as aulas a distância com qualidade.
Em suas justificativas, o parlamentar epxlica que o Estado, por meio da Secretaria de Estado da Administração e a própria Secretaria de Estado da Educação, emitiram diversos atos normativos com o fim de implementar o regime especial de atividades não presenciais em decorrência da calamidade pública ocasionada pelo novo coronavírus. Segundo ele, nesse cenário é importante ressaltar a necessidade de computadores, celulares, impressoras e acesso à internet, isto é, condições tecnológicas para a realização das aulas.
“Dessa maneira, é dever do empregador, aplicável, por analogia, portanto à Administração Pública, fornecer os meios necessários para o teletrabalho, bem como todas as informações quanto aos riscos do exercício no trabalho fora do ambiente habitual de trabalho”, afirma Gomide. Ele completa que a instituição do regime especial de trabalho “remoto” se deu por ato unilateral do Poder Executivo, ou seja, a implementação do sistema de teletrabalho, foi instituída sem a devida realização de levantamento prévio quanto a viabilidade tecnológica, econômica e social dos servidores da educação para a adesão a tal modalidade de trabalho.
De acordo com o deputado, diante desse quadro é de extrema relevância compelir a UEG a fornecer todos os equipamentos eletrônicos e/ou de informática e softwares necessários. E ainda, possibilitar aos professores a contratação dos serviços de internet banda larga, pacote de dados e auxiliar nos custos com energia elétrica por meio de ajuda de custo mensal, de modo que seja viável o exercício das atividades funcionais pelos professores da universidade.
Related Posts
Recursos obtidos por faculdades na recompra de títulos do Fies podem ser penhorados, decide Terceira Turma
A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) considerou penhoráveis os recursos obtidos pelas Instituições de Ensino…
28 de abril de 2021
Deputados concluem votação de projeto que prevê abertura de escolas na pandemia
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Sessão do Plenário da Câmara dos Deputados A Câmara dos Deputados concluiu a votação…
23 de abril de 2021
Defensoria Pública pede suspensão dos decretos da Prefeitura de Goiânia
Taxa de ocupação dos leitos UTI chegou a 98,24% na capital A Defensoria Pública do Estado de Goiás…
Acordo entre o Mercosul e UE é prioridade, diz ministra espanhola
A ministra das Relações Exteriores e Cooperação da Espanha, Arancha Gonzáles Laya, disse hoje (7), em Brasília, que…
7 de maio de 2021