Foi aprovado em segunda votação o projeto de lei nº 4690/18, de autoria do ex-deputado Diego Sorgatto (DEM), que proíbe a venda de tricloroetileno e do antirrespingo de solda, a menores de 18 anos de idade. O placar da votação foi 21 a 0.
Segundo o teor da matéria, a proibição compreende não somente os estabelecimentos que comercializam o produto, mas todo e qualquer estabelecimento que faça uso dos referidos produtos, seja como matéria-prima de sua atividade fim, seja como produto de limpeza ou manutenção de seu estabelecimento.
Além disso, o projeto prevê que o vendedor deverá proceder com o registro dos dados do comprador e, após, deverá enviá-los ao Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas.
O autor do projeto explicou que sua proposta é no sentido de dificultar a aquisição e aumentar o controle da comercialização do tricloroetileno e do antirrespingo de solda, identificando a quantidade e os compradores dessas substâncias que podem ser utilizadas para a elaboração da droga chamada popularmente de lança-perfume.
Em sua justificativa, Sorgatto escreveu que o tricloroetileno tem venda liberada e o diclorometano, outra substância encontrada na composição do lança-perfume, é controlado pelo Estado, mas o antirrespingo de solda, onde esse é encontrado, é vendido livremente.
“Assim, por não serem substâncias proibidas, fica facilitado o acesso por parte dos usuários, traficantes e produtores. As consequências do uso indevido desses produtos químicos são as piores possíveis. Recentemente, o aumento dessa prática em festas foi motivo de reportagem do Programa Fantástico, que mostrou diversos casos em que jovens morreram por overdose de lança-perfume” escreveu o então deputado quando apresentou o projeto.
Related Posts
Liberação de viaduto aumentará segurança no trânsito na BR-290/RS
A liberação da interseção no km 130,5 da BR-290 melhorará a fluidez no trânsito e aumentará a segurança…
13 de maio de 2021
Jovem é acusada de matar namorado com agulha de narguilé
Vítima tinha uma pequena perfuração no peito esquerdo O delegado Eduardo Rodovalho investigada a morte de Adailton Gomes,…
Confira os projetos que estão na pauta da Câmara nesta terça-feira
Duas concessões de Título de Cidadão Aparecidense deverão ser apreciadas pelos vereadores Na pauta da sessão ordinária da…
18 de fevereiro de 2020
Veter Martins busca recursos em Brasília
Vice-prefeito esteve reunido em alguns Ministérios na capital federal O vice-prefeito de Aparecida, Veter Martins (MDB) esteve em…
30 de janeiro de 2020