Foi colocado em apreciação do colegiado da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, o projeto de lei nº 5701/20, que obriga supermercados e hipermercados a permitir a visitação a sua cozinha e outras dependências onde sejam preparados e armazenados os alimentos nas áreas de cortes e preparo de carnes e frios embalados ou não, destinados ao consumo. A propositura foi relatada pelo deputado Talles Barreto (PSDB), mas a votação ficou prejudicada com o pedido de vistas do deputado Vinícius Cirqueira (Pros).
A matéria, assinada pelo deputado Cláudio Meirelles (PTC), atende as exigências do Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 8 da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, que especifica que os produtos e serviços colocados no mercado de consumo não podem acarretar riscos à saúde ou segurança dos consumidores.
Para Meirelles, a possibilidade de clientes visitarem a cozinha conduzirá à adequação dos estabelecimentos comerciais a padrões de qualidade e higiene necessários à proteção do consumidor. “A visitação da cozinha e outras dependências, onde sejam preparados e armazenados os alimentos, proporcionará o conforto aos clientes de saberem as condições de trabalho e a situação estrutural das cozinhas, bem como verificarem a qualidade dos alimentos que estão sendo preparados”, justifica o autor.
Related Posts
Enel disponibiliza serviço de autoleitura
Leitura do medidor pode ser informada pelo site ou aplicativo. Saiba como fazer o procedimento A Enel Distribuição…
14 de abril de 2020
FecomercioSP estima queda de 3,1% em vendas do varejo no Dia das Mães
As vendas do comércio varejista no estado de São Paulo relacionadas ao Dia das Mães podem cair 3,1%…
5 de maio de 2021
Covid-19: Aparecida registra novo recorde de casos
Município se aproxima dos 9 mil diagnósticos positivos De acordo com a Secretaria de Saúde de Aparecida de…
Aprovado projeto que beneficia Associação de Educação, Cultura e Cidadania
O Plenário aprovou em segunda votação, por 22 votos a 0, o projeto de lei nº 4980/20, da…
5 de maio de 2021
%d