Governador afirma que não vai desonrar o voto do povo brasileiro no lançamento de sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto
Marcelo Mendes, de Salvador
A pré-candidatura do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) à Presidência da República foi lançada oficialmente na manhã desta sexta-feira (4), no Centro de Convenções de Salvador, na Bahia.
Em seu discurso, Caiado pediu confiança ao povo brasileiro dizendo que em 40 anos de vida pública não á nada que desabone sua conduta.
“Graças a Deus, eu sempre estive dentro dos meus ideiais e convicções cristãs, e ao mesmo tempo democráticas, defendendo aquilo que a boa gestão, que a boa prática política, que é um bom exercício da política – não para amanhã se beneficiar dela -, mas para transferir ao povo a melhor qualidade de vida que nós podemos trazer”, discursou.
Ronaldo Caiado destacou ações do seu governo, em especial na segurança pública, como um exemplo para o Brasil. “Quando eu falo de segurança pública, eu não falo porque é apenas um segmento da responsabilidade do governo. Quando se tem segurança pública, se tem gestão plena. Em Goiás, ou o bandido muda de profissão, ou muda de estado”, reafirmou.
O desafio de Caiado agora é mostrar ao país os resultados da sua gestão no estado, “a melhor do Brasil”, considera ele. “Acreditem no Ronaldo Caiado. Eu não vou desonrar o voto de vocês. Eu cresço na adversidade. Vamos para o debate, e temos condições de reajustar e recuperar este país”.
Críticas
O discurso foi recheado de diversas críticas ao governo Lula (PT). Caiado citou o aumento da inflação, a queda na popularidade do presidente e alertou que o Brasil está perdendo espaço internacional para países como Índia, Rússia. “O governo Lula não tem plano de governo. Não sabe para o que veio. Deixa a gente chegar lá, você não dá conta de governar”, declarou Caiado, mandando recado direto ao presidente da República.
Presenças
O evento contou com a presença de lideranças do União Brasil e de outras legendas de todo o Brasil, entre eles, governadores, o vice-presidente da sigla, Antônio Carlos Magalhães Neto (ACM Neto), o prefeito de Salvador, Bruno Reis, de Goiânia, Sandro Mabel, de Natal, Paulinho Freire, os senadores Sérgio Moro (União Brasil) e Vanderlan Cardoso (PSD), deputados federais, estaduais, outros 250 prefeitos de todo o país, vereadores e lideranças de diversos partidos.
A estimativa é de que 7 mil pessoas estiveram no Centro de Convenções de Salvador.
Homenagens
Ronaldo Caiado foi agraciado pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) com o Título Honorífico de Cidadão Baiano e com a Comenda 2 de Julho, a mais alta honraria concedida pela Alba.