Rosa Weber manda Ministério da Saúde reativar custeio de leitos de UTI

Decisão determina que Eduardo Pazuello reative o custeio dos leitos de UTI para a Covid-19 nos estados do Maranhão, São Paulo e Bahia – (Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados)

Em janeiro eram custeados 7.017 leitos de UTI, em fevereiro o número foi reduzido para 3.187

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que o Ministério da Saúde reative o custeio dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para a Covid-19 nos estados do Maranhão, São Paulo e Bahia. A decisão foi tomada no último sábado (27) após a apresentação de pedidos de tutela de urgência apresentados pelos três governadores.

No começo da pandemia foi instituída a habilitação de leitos exclusivos com diárias de R$ 1.600 por unidade, custeadas pelo Ministério da Saúde por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). No entanto, desde dezembro, o número de leitos têm sido gradativamente desativados. Em janeiro deste ano eram 7.017 leitos ativos e em fevereiro foi reduzido para 3.187 leitos ativos nessa condição.

Em São Paulo, por exemplo, dos 3.258 leitos ativos no ano passado, apenas 564 estão ainda ativos junto ao Ministério da Saúde. No Maranhão todos os 216 leitos nessa condição foram desabilitados em dezembro. Já o Estado da Bahia havia solicitado a reabilitação de 462 leitos.

Total
0
Shares
Related Posts