Município atingiu o cenário de cor amarela, o que levou a prefeitura a ampliar as ações de contenção do coronavírus
A prefeitura de Aparecida adotou, desde o dia 08 de junho, o escalonamento regional com modelo de isolamento social intermitente. Com isso, com o avanço dos casos, se chegar ao cenário vermelho, o comércio poderá fechar 10 dias e abrir quatro dias
Com o aumento expressivo dos casos de Covid-19 nos últimos dias, Aparecida de Goiânia entrou em risco moderado, ou seja, no cenário amarelo da portaria 035/2020.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as UTIs públicas atingiram 49% de ocupação e as privadas já estão com 100% dos leitos ocupados.
Por conta deste cenário, medidas mais drásticas, como a ampliação do escalonamento regional, precisaram ser tomadas nesta semana para proteger as pessoas da cidade.
Aparecida adotou, em março, o isolamento social horizontal com o fechamento de toda a cidade, menos serviços essenciais, por 30 dias. A partir do dia 28 de abril foi iniciada a abertura das atividades econômicas. Em junho foi iniciado o isolamento social intermitente.
Hoje a cidade tem quatro cenários separados por cores, cujas ações vão sendo tomadas ao atingir determinados gatilhos, sendo eles o aumento de casos de forma expressiva e o índice de ocupação dos leitos de UTI. Com o aumento dos casos foi preciso entrar no cenário amarelo, de alerta, informou o prefeito Gustavo Mendanha. No cenário estável, o verde, é previsto que o comércio em cada macrozona do município feche uma vez de segunda a sexta-feira. No amarelo, de risco moderado (atual), todas as macrorregiões passam a fechar também aos domingos.
No laranja, de risco alto, elas fecham duas vezes por semana e aos sábados, a partir das 13 horas, e aos domingos o dia inteiro, com exceção dos serviços de Saúde de urgência e emergência, supermercados, postos de combustíveis e farmácias. No vermelho (risco altíssimo), aumentam para três os dias de fechamento durante a semana e fecham-se aos sábados e domingos, com exceção dos serviços e empreendimentos já citados.