Alessandro Magalhães disse que a meta de imunização está bem abaixo do esperado
A vacinação contra a gripe (Influenza) foi ampliada desde a semana passada para toda a população acima dos 6 meses de idade. Aparecida e Goiânia, assim como outras cidades goianas, instalaram postos de vacinação em todas as regiões das duas cidades para garantir a vacinação da população.
Apesar dos esforços, a procura está baixa. Em Aparecida, por exemplo, o índice de cobertura vacinal está em cerca de 23% do público desejado, informou ao Goiás 365 o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães.
De um público esperado de 180 mil pessoas vacinadas, até agora foram apenas 38 mil. Essa situação pode comprometer o sistema de saúde, alerta o secretário. “Conclamamos todos a procurarem a vacinação porque a gente corre o risco de pressionar o sistema de saúde e, muitas vezes, não ter o leito adequado para atender a quem precisar. A importância da vacinação é extrema para que a gente consiga passar esse momento evitando mortes”.
Movimento antivacinas
No Dia D da Vacinação, 10 de maio, a prefeitura de Aparecida só vacinou 2, 6 mil pessoas, um número muito baixo da expectativa. A baixa procura, entende o secretário, pode ter relação com o movimento antivacinas nacional e mundial.
Ainda segundo Alessandro Magalhães, a prefeitura tem estrutura para vacinar, porém, a população tem procurado menos do que anteriormente os postos de vacinação e a Central de Imunização. Dessa forma, a vacina será levada onde o público alvo estiver. “Estamos vacinando em praças, em terminais de ônibus e vamos fazer vacinação itinerante nos bairros para que a gente possa atingir a meta, destacou.
Vacinas aplicadas contra influenza em Aparecida de 31/03/2025 a 15/05/2025
– Criança (6 meses a 5 anos): 8.029
– Idosos (60+): 16.361
– Gestantes: 2.311
– Demais grupos: 11.911 – Total geral de vacinas aplicadas: 38.612 doses
Postos e horários de vacinação
A vacinação nas UBS´s funciona de segunda a sexta das 7h30 às 16h30. Na Central de Imunização funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 18h30, e, aos sábados, das 7h30 às 13h. Os postos de imunização não funcionam em feriados e pontos facultativos.
Além das unidades fixas e das estratégias itinerantes, como a vacinação em terminais do transporte coletivo, praças e parques, há vacinação no Ambulatório Multiprofissional de Aparecida de Goiânia (AMAG) e no Centro de Especialidades. Nesses locais a vacinação ocorre sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 16h, com foco na imunização de adultos.
Confira os locais fixos:
Ubs Andrade Reis
Ubs Bairro Cardoso
Ubs Bairro Ilda
Ubs Colina Azul
Ubs Cruzeiro do Sul
Ubs Independência Mansões
Ubs Jd Florença
Ubs Jd Rivieira
Ubs Jd Tirandentes
Ubs Mansões Paraíso
Ubs Papillon Park
Ubs Pontal Sul 2
Ubs Veiga Jardim
Ubs Alto Paraíso
Ubs Anhambi
Ubs Bairro Independência
Ubs Bandeirantes
Ubs Boa Esperança
Ubs Buriti Sereno
Ubs Campos Eliseos
Ubs Caraíbas
Ubs Garavelo Park
Ubs Jd dos Ipês
Madre Germana
Ubs Delfiore
Ubs Cândido de Queiroz
Ubs Expansul
Ubs Jd Bela Vista
Ubs Jd dos Buritis
Ubs Jd Olímpico
Ubs Jd Paraíso
Ubs Parque Trindade
Ubs Rosa dos Ventos
Ubs Santa Luzia
Ubs Santo André
Ubs São Pedro
Central de Imunização