Secretário conclama população a procurar postos de vacinação contra a gripe, em Aparecida

Alessandro Magalhães: índice de cobertura vacinal está em cerca de 23% do público esperado – (Foto Arquivo)

Alessandro Magalhães disse que a meta de imunização está bem abaixo do esperado

A vacinação contra a gripe (Influenza) foi ampliada desde a semana passada para toda a população acima dos 6 meses de idade. Aparecida e Goiânia, assim como outras cidades goianas, instalaram postos de vacinação em todas as regiões das duas cidades para garantir a vacinação da população.

Apesar dos esforços, a procura está baixa. Em Aparecida, por exemplo, o índice de cobertura vacinal está em cerca de 23% do público desejado, informou ao Goiás 365 o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães.

De um público esperado de 180 mil pessoas vacinadas, até agora foram apenas 38 mil. Essa situação pode comprometer o sistema de saúde, alerta o secretário. “Conclamamos todos a procurarem a vacinação porque a gente corre o risco de pressionar o sistema de saúde e, muitas vezes, não ter o leito adequado para atender a quem precisar. A importância da vacinação é extrema para que a gente consiga passar esse momento evitando mortes”.

Movimento antivacinas

No Dia D da Vacinação, 10 de maio, a prefeitura de Aparecida só vacinou 2, 6 mil pessoas, um número muito baixo da expectativa. A baixa procura, entende o secretário, pode ter relação com o movimento antivacinas nacional e mundial.

Ainda segundo Alessandro Magalhães, a prefeitura tem estrutura para vacinar, porém, a população tem procurado menos do que anteriormente os postos de vacinação e a Central de Imunização. Dessa forma, a vacina será levada onde o público alvo estiver. “Estamos vacinando em praças, em terminais de ônibus e vamos fazer vacinação itinerante nos bairros para que a gente possa atingir a meta, destacou.

Vacinas aplicadas contra influenza em Aparecida de 31/03/2025 a 15/05/2025

– Criança (6 meses a 5 anos): 8.029

– Idosos (60+): 16.361

– Gestantes: 2.311

– Demais grupos: 11.911 – Total geral de vacinas aplicadas: 38.612 doses

Postos e horários de vacinação

A vacinação nas UBS´s funciona de segunda a sexta das 7h30 às 16h30. Na Central de Imunização funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 18h30, e, aos sábados, das 7h30 às 13h. Os postos de imunização não funcionam em feriados e pontos facultativos.

Além das unidades fixas e das estratégias itinerantes, como a vacinação em terminais do transporte coletivo, praças e parques, há vacinação no Ambulatório Multiprofissional de Aparecida de Goiânia (AMAG) e no Centro de Especialidades. Nesses locais a vacinação ocorre sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 16h, com foco na imunização de adultos.

Confira os locais fixos:

Ubs Andrade Reis

Ubs Bairro Cardoso

⁠Ubs Bairro Ilda

⁠Ubs Colina Azul

⁠Ubs Cruzeiro do Sul

⁠Ubs Independência Mansões

⁠Ubs Jd Florença

⁠Ubs Jd Rivieira

⁠Ubs Jd Tirandentes

⁠Ubs Mansões Paraíso

⁠Ubs Papillon Park

⁠Ubs Pontal Sul 2

⁠Ubs Veiga Jardim

⁠Ubs Alto Paraíso

⁠Ubs Anhambi

⁠Ubs Bairro Independência

⁠Ubs Bandeirantes

⁠Ubs Boa Esperança

⁠Ubs Buriti Sereno

⁠Ubs Campos Eliseos

⁠Ubs Caraíbas

⁠Ubs Garavelo Park

⁠Ubs Jd dos Ipês

⁠Madre Germana

⁠Ubs Delfiore

⁠Ubs Cândido de Queiroz

⁠Ubs Expansul

⁠Ubs Jd Bela Vista

⁠Ubs Jd dos Buritis

⁠Ubs Jd Olímpico

⁠Ubs Jd Paraíso

⁠Ubs Parque Trindade

⁠Ubs Rosa dos Ventos

⁠Ubs Santa Luzia

⁠Ubs Santo André

⁠Ubs São Pedro

Central de Imunização

Total
0
Shares
Related Posts