Servidor da Prefeitura denuncia falta de efetivo e material na Secretaria de Desenvolvimento Urbano

Prefeitura de Aparecida confirma a redução em 30% do número de servidores e garante que os serviços estão sendo efetuados regularmente pela pasta

O Goiás365 recebeu uma denúncia anônima de um servidor da Prefeitura de Aparecida de Goiânia em que aponta que Secretaria de Desenvolvimento Urbano, gerida pelo secretário Max Menezes, está com menos de 40% do efetivo trabalhando. Conforme o relato, a maioria dos servidores possuem 60 anos ou mais e estão afastados em decorrência da pandemia provocada pelo coronavírus (Covid-19).

A denúncia ainda aponta que além de faltar servidores para trabalhar, também faltam equipamentos, maquinário e insumos, o que tem prejudicado o trabalho de limpeza urbana da cidade. O denunciante ainda comentou que as regiões do Madre Germana, Alto Paraíso, Buriti Sereno, Parque das Nações e Jardim Tiradentes são as mais prejudicadas.

Posicionamento

Em resposta a denúncia, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia informou ao Goiás365, por meio de nota, que “em virtude da pandemia e medidas de isolamento social para a não transmissão do coronavírus, os serviços de limpeza urbana, que incluem roçagem, coleta de lixo, varrição, ornamentação de parques e jardins, estão sendo realizados normalmente, mas com equipe reduzida”. O Executivo Municipal também esclarece que o efetivo foi reduzido em 30% e que o serviço de limpeza urbana não foi prejudicado.

Confira a nota na íntegra

A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), explica que em virtude da pandemia e medidas de isolamento social para a não transmissão do coronavírus, os serviços de limpeza urbana, que incluem roçagem, coleta de lixo, varrição, ornamentação de parques e jardins, estão sendo realizados normalmente, mas com equipe reduzida. A diminuição de pessoal se deu porque alguns trabalhadores urbanos fazem parte do grupo de risco e, por isso, estão cumprindo isolamento social.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano explica ainda que, mesmo com redução de 30% do pessoal nesse momento de pandemia, a abrangência de limpeza urbana nos bairros continua sem registrar queda na qualidade da prestação do serviço público essencial. Todos os bairros estão sendo atendidos, regularmente, de acordo com o cronograma que estabelece dias e horários para coleta do lixo (diurna ou noturna), coleta seletiva, roçagem, e outros.

No Jardim Tiradentes, por exemplo, foi realizada por duas semanas seguidas os serviços de retirada de entulho, poda de árvores, capina manual e mecânica e pintura de meio-fios. No Madre Germana a varrição das ruas foi realizada na semana passada e equipes de obras estão trabalhando na reforma total da praça do bairro, onde está sendo construído um campo society. Já no Jardim Alto Paraíso, a construção de uma nova praça está sendo concluída e em poucos dias será inaugurada.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano pede a conscientização para que todos os moradores ajudem a prefeitura a cuidar dos espaços públicos e da conservação da limpeza da cidade. Só no ano passado, a prefeitura gastou R$ 8 milhões em serviços de limpeza urbana como, por exemplo, retirada de entulhos, que são amontoados de forma irregular pelo próprio morador.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts