Sisu 2026: inscrições estão abertas com 5.781 vagas em Goiás

Inscrições para o Sisu 2026 seguem até o dia 23 de janeiro
Inscrições para o Sisu 2026 seguem até o dia 23 de janeiro / Foto: Freepik

Quem tem interesse deve ficar atento ao prazo de inscrições do Sisu 2026, que segue até o dia 23 de janeiro

O Sisu 2026 já abriu as suas inscrições nesta segunda-feira (19) e Goiás tem milhares de oportunidades espalhadas por universidades e institutos.

Por aqui, você vai entender como o Sisu funciona, acompanhar detalhes das vagas que estão em Goiás e saber como participar desse processo.

Vagas do Sisu 2026 em Goiás

Quando o assunto é Sisu em Goiás, vale salientar que o estado aparece com 5.781 vagas para quem fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e quer seguir para uma instituição pública.

A saber, do total na região, 4.795 vagas estão nas universidades federais, enquanto 986 vagas ficam com os institutos federais.

Para consultar as vagas disponíveis, clique aqui e filtre pelo município, instituição ou curso desejado.

O que é?

Para quem não está familiarizado, é necessário explicar que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma ação do Governo Federal, desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC).

O intuito é democratizar o acesso a Instituições Públicas de Educação Superior (IES) de todo o país.

Assim, por meio dele, quem participou de pelo menos uma das três últimas edições do Enem (2023, 2024 e 2025), pode se inscrever para concorrer às vagas oferecidas pelas instituições que aderiram ao processo seletivo.

Então, os candidatos com os melhores desempenhos são classificados de acordo com as opções de curso escolhidas, número de vagas disponíveis e as modalidades de concorrência.

Em suma, podem participar do Sisu 2026 os candidatos que:

  • Participaram de pelo menos uma das três últimas edições do Enem;
  • Obtiveram nota maior que zero na redação em pelo menos uma dessas edições; e, cumulativamente,
  • Não participaram na condição de treineiro em pelo menos uma dessas edições.

Observação: Treineiro é o estudante que ainda não concluiu o ensino médio e faz o Enem apenas para testar os seus conhecimentos.

Instituições e cursos

O Sisu também mostra como as vagas se espalham entre as instituições do estado.

Então, no Instituto Federal de Goiás, o Sisu apresenta 725 vagas em cursos como física, química, logística, ciências sociais, engenharia civil da mobilidade e ciência da computação.

Já no Instituto Federal Goiano, o Sisu traz 261 vagas, com destaque para ciências biológicas e química.

Ainda mais, nas universidades, o Sisu segue como porta de entrada:

  • Universidade Federal de Goiás – participa do Sisu 2026 com 2.520 vagas, distribuídas em cursos como agronomia, medicina e medicina veterinária;
  • Universidade Federal de Catalão – 1.165 vagas, com ciências sociais como curso com maior número de entradas;
  • Universidade Federal de Jataí – 1.110 vagas, incluindo medicina veterinária, agronomia, direito e medicina.

Na prática, esse conjunto mostra como o Sisu conecta diferentes cidades e áreas de estudo.

Licenciaturas e apoio financeiro no Sisu

Outro ponto do Sisu 2026 que chama atenção em Goiás envolve os cursos de licenciatura.

Pelo sistema, são 1.801 vagas presenciais voltadas para formação de professores, ligadas ao programa Pé-de-Meia Licenciaturas.

Desse modo, o Sisu permite que o estudante concorra a essas vagas e, ao mesmo tempo, tenha acesso a um apoio financeiro.

Aliás, esse incentivo soma R$ 1.050, com uma parte liberada para uso direto e outra guardada como poupança para saque após o ingresso como professor na rede pública.

Em linhas gerais, para entrar nesse caminho pelo Sisu, o candidato precisa ter nota média igual ou acima de 650 pontos no Enem.

Além disso, é preciso ser aprovado no Sisu, fazer a matrícula no curso escolhido e depois se inscrever no programa Pé-de-Meia Licenciaturas.

Como e até quando se inscrever no Sisu 2026?

Por fim, cabe pontuar que as inscrições do Sisu 2026 acontecem apenas no período de 19 a 23 de janeiro e são feitas pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Pelo Sisu, cada candidato pode escolher até duas opções de curso.

Além disso, assim como na edição anterior, o Sisu terá uma etapa única de inscrição, válida para vagas de todo o ano letivo.

O resultado da chamada regular do Sisu sai em 29 de janeiro de 2026, e depois disso vem o período de matrícula, conforme o Edital.

Em todo o Brasil, o sistema reúne mais de 274 mil vagas, com participação de 136 instituições e oferta de cursos em centenas de municípios.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação (MEC), e da Secretaria de Educação Superior (Sesu)

Total
0
Shares
Related Posts