Monumento é um dos patrimônios culturais preferidos de uma aluna do ensino fundamental da capital mineira
Despertar o olhar para o patrimônio cultural. Foi esse o objetivo do trabalho escolar de uma turma do 3ª ano do ensino fundamental, onde alunos tiveram que escolher um bem cultural para representá-lo em uma maquete.
Elisa Cintra Januário Bedran, de 8 anos, aluna de uma escola de Belo Horizonte (MG), escolheu a Torre do Relógio da Avenida Goiás, em Goiânia, para retratar, como um dos seus monumentos favoritos, o que ela mais se identifica. “Gosto da Torre por sua beleza e altura, por isso eu a escolhi,” diz. A Torre do Relógio faz parte do Conjunto Arquitetônico Art Déco e Urbanístico de Goiânia, reconhecido desde 2003 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Brasileiro.
Na maquete, Elisa exibe a Torre e ao seu redor as crianças se interagem com o grande monumento histórico. A atividade proposta aos alunos faz parte da disciplina de História, e a partir de um livro didático está sendo trabalhado os marcos históricos de cidades brasileiras, entre eles o de Goiânia. Os alunos estão aprendendo a importância do Patrimônio Cultural, o que eles representam para as cidades e a importância de preservá-los. “O trabalho escolar movimentou a casa inteira, eu fui atrás de informações e a Elisa juntamente com a irmã mais nova Helena, de 6 anos, se empenharam na confecção da maquete”, contou o pai e advogado, Gustavo Bedran.
A Torre do Relógio é um importante monumento para Goiânia por carregar em sua história a inauguração da cidade e as referências culturais do seu povo. Foi construída também com a finalidade de embelezar a capital. No mês de maio, o monumento será entregue totalmente restaurado pelo Iphan.
“Ao falarmos do patrimônio cultural para as crianças e adolescentes nas escolas, conseguimos manter a memória e os sentimentos sempre vivos. É um ambiente propício para reflexões sobre o que os bens culturais representam e a sua relevância para as cidades e o seu povo”, destaca o superintendente do Iphan-GO, Allyson Cabral.
Difusão do Patrimônio
Para despertar cada vez mais a atenção e o interesse de crianças e adolescentes em conhecer sobre os bens culturais e como preservá-los, está em fase de produção um vídeo animação e revista em quadrinhos contratados pelo Iphan, por meio da Superintendência no Estado de Goiás. Os roteiros para a confecção dos produtos já foram entregues e aprovados. A ação segue para a etapa de pré-produção, onde serão criados identidade visual, cenários e personagens.
Os materiais lúdico e de aprendizagem serão utilizados para ampliar a interpretação do Patrimônio Cultural do Estado de Goiás, suas histórias, o porquê de suas construções, referências regionais e o reconhecimento dos bens tombados e registrados. O vídeo animação e a revista em quadrinhos irão compor as ações realizadas pelo Iphan-GO, utilizados de forma educativa e na difusão do Patrimônio Cultural, sobretudo com o público infantojuvenil.