Poder Executivo afirma que o abrigo de concreto não foi instalado pela administração do município
Na manhã desta quarta-feira (08), a estrutura de um ponto de ônibus caiu e matou um trabalhador que estava sentado no abrigo. O caso foi registrado na Avenida Central, no Residencial Anhembi, em Aparecida de Goiânia. O trabalhador foi identificado como Wellington Oliveira, de 27 anos.
Em virtude da repercussão do caso, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia afirmou, por meio de nota, que lamenta o ocorrido e que o “sistema de transporte coletivo na Região Metropolitana é de responsabilidade e operado pelo Consórcio Rede Mob sob fiscalização da CMTC”. Pontuou ainda que o “abrigo de concreto não foi instalado pela prefeitura”.
Entretanto, a versão dada pela Prefeitura é contestada pela CMTC. Conforme o órgão, a resolução 084/2018 determina que a “manutenção, realocação e instalação dos pontos de ônibus são de responsabilidade das prefeituras”, neste caso, a responsabilidade seria da Prefeitura de Aparecida de Goiânia.
O documento citado pela CMTC foi assinado pelo ex-prefeito Gustavo Mendanha (Patriota), quando era o presidente da CDTC (Câmara Deliberativa de Transporte Coletivo da Região Metropolitana de Goiânia) no dia 22 de janeiro de 2018. O artigo 2º do documento fundamenta o posicionamento da CMTC, que a responsabilidade é da Prefeitura de Aparecida de Goiânia.
Nota da CMTC
Resolução 084/2018, da CMTC, dispõe que manutenção, realocação e instalação dos pontos de ônibus são de responsabilidade das prefeituras. Cabe à CMTC, como órgão gestor, planejar a marcação de pontos e coordenar a instalação desses equipamentos, em atendimento à Política Nacional de Mobilidade Urbana. A CMTC iniciou avaliação minuciosa de todos os abrigos da Região Metropolitana para cobrar e ajudar as prefeituras a solucionar os problemas estruturais dos equipamentos.
Nota da Prefeitura de Aparecida
A Prefeitura de Aparecida lamenta a fatalidade ocorrida na manhã desta quarta-feira, 8, e se solidariza com a família enlutada. Informa que o sistema de transporte coletivo na Região Metropolitana é de responsabilidade e operado pelo Consórcio Rede Mob sob fiscalização da CMTC. Esclarece ainda que esse tipo de abrigo de concreto não foi instalado pela prefeitura. A Defesa Civil de Aparecida de Goiânia vai inspecionar os pontos de ônibus da cidade no sentido de identificar as condições estruturais desses locais e solicitar aos responsáveis a interdição, manutenção ou substituição dos mesmos para garantir a segurança da população.