Idosos devem esperar 14 dias após imunização contra a covid-19 para receber a vacina contra a gripe
Começa nesta segunda-feira (12), a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1) em Aparecida de Goiânia. A ação se estende até o dia 9 de julho e a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é vacinar 90% dos grupos prioritários, contra o vírus da Influenza, mais conhecido como o vírus da gripe.
A campanha será dividida em fases e é importante seguir o cronograma corretamente. É preciso levar documentos pessoais, comprovante de endereço e o cartão de vacinação. No caso de puérperas, pessoas com comorbidades e profissionais de saúde devem levar ainda laudo médico e comprovante de vínculo empregatício.
Entre os grupos prioritários que devem comparecer aos postos de vacinação estão crianças de 6 meses a menores 6 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres com filhos até 45 dias), povos indígenas e trabalhadores da saúde. Em seguida, será a vez dos idosos e dos professores. Os idosos que tiverem recebido a vacina contra a Covid-19 devem esperar 14 dias para receber o imunizante contra a Influenza.
Ao todo, serão 25 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) que funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Aos finais de semana, além das UBS, a cidade contará com atendimentos em drive-thrus, conforme cronograma e disponibilidade de vacinas.
Os responsáveis por idosos acamados podem se dirigir a qualquer uma das 26 UBS’s que realizam a vacinação contra a Influenza para agendar o atendimento residencial. Já os idosos institucionalizados serão vacinados in loco por profissionais de saúde conforme cronograma organizado pela Coordenação de Imunização da SMS.
Os postos de drive-thrus da campanha serão na Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela (Setor Solar Central Park); Centro de Especialidades (Jardim Boa Esperança) e no estacionamento do Aparecida Shopping (Setor Serra Dourada).
Fases:
1ª fase – de 12/04 a 10/05/2021
Crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses; Gestantes; e Puérperas;
2ª fase – de 15/05 a 08/06/2021
Idosos acima de 60 anos; e Professores;
3ª fase – de 09/06 a 09/07/2021
Comorbidades; Pessoas com deficiência permanentes ou condições especiais; Caminhoneiros; Trabalhadores do Transporte Coletivo; Trabalhadores Portuários; Força de Segurança e Salvamento; Forças Armadas; Funcionários do Sistema prisional; e População privada de liberdade.