Rafael Modas é acusado da prática de “rachadinha” na Câmara Municipal
A Câmara Municipal de Firminópolis cassou o mandato do vereador Rafael Barbosa de Sousa (Rafael Modas-PRP), na quarta-feira, dia 24, durante sessão remota da Casa.
O vereador foi preso suspeito de “rachadinha” com servidores da Câmara Municipal.
Ele foi detido no dia 5 de março em uma praça em frente à prefeitura de Firminópolis quando pegava parte do salário de um servidor comissionado. Esse servidor recebia R$ 2,4 mil e repassava R$ 1, 4 mil ao vereador, segundo a investigação.
Rafael Modas ganhou mais notoriedade ainda com o deboche dele na hora da prisão em flagrante. Ele deu risadas e mandou beijos de dentro do carro da polícia para quem o estava vendo por vídeo.
Seis dos nove vereadores da cidade votaram a favor da cassação.
A prática da “rachadinha” se enquadra no crime de concussão, quando o funcionário público obtém vantagem indevida, como é o caso de Rafael Modas. A pena em caso de condenação varia de 2 a 12 anos. O advogado Rafael Borges da Cruz, que faz a defesa do vereador, disse que seu cliente não cometeu o crime de peculato e que o processos de cassação do seu mandato foi “eivado de vícios” e que, por isso, vai recorrer à Justiça para lhe garantir a permanência no mandato.