Presidente da República argumentou que item de proteção contra a Covid-19 tem “efeitos colaterais”
O presidente da República, Jair Bolsonaro (Sem Partido), afirmou nesta quinta-feira (25), em sua live semanal, que o uso de máscara de proteção facial possui efeitos colaterais. O item é utilizado para se evitar a contaminação com a Covid-19.
Bolsonaro ainda citou que os efeitos colaterais provocados pelo uso de máscara em crianças são: irritabilidade, dor de cabeça, dificuldade de concentração, diminuição da percepção de felicidade, recusa a ir para escola ou creche, desânimo, vertigem e fadiga.
O presidente argumenta que os dados estão em um estudo de uma universidade alemã, mas não cita qual. “Não vou entrar em detalhes, porque tudo deságua de critica em cima de mim. Tenho minha opinião sobre máscara, cada um tenha a sua, mas a gente aguarda um estudo mais aprofundado sobre isso por parte de pessoas competentes”, argumentou.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) e a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), recomendam que somente crianças abaixo de 5 anos não usem máscara de proteção facial. Já a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) não recomenda o uso do item para crianças menores de 2 anos.
Veja o vídeo: