Carga de toras de eucalipto se soltou de bitrem e atingiu ônibus e van no sul da Bahia
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento do acidente que matou 12 pessoas na noite da última quarta-feira (29), na BR-101, em Eunápolis, no sul da Bahia.
As cenas são do circuito interno do ônibus da empresa Rota Transportes, responsável pelo veículo envolvido no acidente, que ia de Itacaré para Porto Seguro. Os outros veículos envolvidos são um caminhão e uma van.
O circuito interno do ônibus tem quatro câmeras. Uma mostra os passageiros aparentemente tranquilos, duas filmam o motorista e a outra, a estrada. Essa câmera mostra um caminhão que seguia na frente do ônibus. Logo após passar por uma ponte, há uma curva à esquerda e, no outro sentido, desce a carreta bitrem carregada com toras de eucalipto.
Já na curva, o motorista da carreta com o eucalipto perde o controle do caminhão, quando o bitrem se solta, vira na pista e joga a toras no ônibus e numa van.
A hora exata da batida, segundo as imagens, foi às 19h59. A van que foi atingida não fazia transporte e era de uso familiar. O motorista dela morreu no local.
O motorista da carreta se apresentou à Polícia Civil de Eunápolis, acompanhado de advogados. Um dos defensores disse que ele não ficou no local do acidente para dar socorro às vítimas por temer ser linchado. Disse também que o local não tinha sinal de telefone.
A empresa dona do caminhão informou que um problema mecânico causou o acidente. “A empresa lamenta profundamente o acidente ocorrido. Tendo o acidente ocorrido por falha mecânica, sendo que uma parte carreta se soltou, as circunstâncias ainda serão apuradas”
Vítimas fatais
– Douglas Santos Silva, 45 anos, motorista da van
– Leandro Assunção Oliveira, 40 anos, motorista do ônibus
– Carlos Alberto Matheus Alves, 63 anos, pediatra passageiro do ônibus
– Safira dos Santos do Nascimento, 10 anos, estudante passageira do ônibus
– Samiry dos Santos Nascimento, 1 ano e 5 meses, passageira do ônibus
– Ana Aline dos Santos, 25 anos, passageira do ônibus e mãe de Safira e Samiry
– Maria das Dores da Silva, 66 anos, passageira do ônibus
– Raimunda de Souza Céu, 73 anos, professora e passageira do ônibus
– Célia Barbosa da Silva, 63 anos, funcionária pública e passageira do ônibus
– Luciene Alves dos Santos, 39 anos, camareira e passageira do ônibus
– Fátima Maria Gomes Lima, 65 anos, passageira do ônibus
– Maria do Carmo de Araújo Jatobá, 65 anos, passageira do ônibus
Veja o vídeo: