Manifestantes tentaram invadir prédio da Câmara Federal e foram barrados. Eles protestam contra aprovação na CCJ de projeto que dificulta demarcação de terras indígenas
Índios e policiais militares entraram em confronto durante manifestação em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília, no início da tarde desta terça-feira (22). Os manifestantes tentaram invadir o prédio da Câmara Federal.
Membros do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), órgão ligado à Igreja Católica, acusam a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) de usar bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta para dispersar os manifestantes.
As imagens de vários vídeos que circulam nas redes sociais mostram realmente que houve disparos de bombas e spray de pimenta por parte da PM. Mostram também que os índios reagiram e atacaram atirando flechas e pedras contra os militares.
Houve feridos dos dois lados. Um policial foi resgatado com um ferimento na perna. Outro vídeo mostra um manifestante indígena sendo carregado por participantes do ato.
O protesto foi contra a votação do PL 490, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. A proposta dificulta a demarcação de terras indígenas.
Nesta terça-feira foram registrados atos contra a proposta em outros estados, como Acre e Alagoas.
O clima segue tenso em Brasília.
Veja vídeo: