O deputado Vinícius Cirqueira (Pros) assina projeto em que propõe a criação do Passaporte Digital de Imunização da Covid-19, acrescentando dispositivo à legislação que dispõe sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). A matéria tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) com o número 4638/21 e passará, primeiro, pela deliberação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, onde foi distribuída para o relator, deputado Wilde Cambão (PSD). Se for acatada pelo colegiado, será deliberada pela comissão de mérito e Plenário da Casa de Leis.
A redação da propositura acresce o artigo 68-A à Lei nº 16.140, de 2 de outubro de 2007, que dispõe sobre o SUS, com o intuito de criar o Passaporte Digital de Imunização da Covid-19/PDI19. Trata-se de documento de comprovação da observância da política de imunização estadual no território goiano, e será emitido e gerido pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio de aplicativo seguro, gratuito e acessível à população
De acordo com o texto da matéria, a emissão do passaporte digital observará o disposto na Lei Federal nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 (LGPD). A apresentação do documento de imunização poderá ser exigida para ingresso em locais públicos, eventos culturais e esportivos, bem como na utilização de meios de transporte coletivos ou em qualquer local em que a aglomeração de pessoas exija controle epidemiológico, com o fim de garantir a segurança sanitária da população. Sua apresentação não isentará seu titular da observância das demais regras estabelecidas pelas autoridades sanitárias federal, estadual e municipal.
Em sua justificativa, Vinícius Cirqueira resgata a observação de especialistas, segundo a qual, o retorno à normalidade pré-pandemia será gradativo e cercado de muitas precauções. “Proponho instituir o Passaporte Digital de Imunização da Covid-19 como instrumento de controle epidemiológico a ser manejado pelas autoridades sanitárias de nosso estado, com o fim de permitir a realização de eventos culturais e esportivos, oferecendo, ao mesmo tempo, segurança à população. O passaporte permitirá que as pessoas já imunizadas possam retornar gradativamente para sua vida normal, o que certamente contribuirá para a retomada do desenvolvimento econômico e social, tão afetado pela situação atual”, argumenta.
Related Posts
Sino da nova Basílica de Trindade custou quase três vezes mais do que valor divulgado pela Afipe
MP investiga possíveis desvios de recursos, ocultação de valores, apropriação indébita e falsidade ideológica dos dirigentes da Associação…
Homem é preso após espancar violentamente ex-mulher em Aparecida de Goiânia
Fato ocorreu na casa do ex-namorado, quando a mulher foi buscar seus pertences, já que estavam separados Nessa…
15 de junho de 2022
Eleições 2020: “Não tivemos nenhuma participação no processo de indicação do vice”, declara Vilmar Mariano
Presidente da Câmara e alguns parlamentares que integram a base do MDB relataram que não foram consultados sobre…
Presidente do Paraguai pede que ministros coloquem os cargos à disposição
Protestos foram realizados pela população devido a má gestão do governo diante da pandemia da Covid-19 Após os…
6 de março de 2021