O deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania) apresentou proposta para instituir uma política estadual de estímulo, incentivo e promoção da economia colaborativa. É o que dispõe o projeto de lei nº 2039/20, em tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
De acordo com justificativa de Cruvinel, a política se aplicará ao setor empresarial como política pública de incentivo à permuta e à doação de produtos e serviços, via plataforma multilateral.
Ele enfatiza que a ideia é promover ações que consolidem a plataforma multilateral, envolvendo todos os atores, públicos e privados, interessados no desenvolvimento socioeconômico de Goiás. A proposta inclui, ainda, ações para desburocratizar a entrada das soluções de economia colaborativa no mercado.
O parlamentar ressalta que a crise econômica causada pela pandemia da covid-19 já está gerando grande impacto nas empresas, criando uma dificuldade financeira no mercado. “O projeto vai ajudar a reativar a economia de Goiás, ao fomentar o consumo entre os membros da rede por meio de crédito colaborativo e inteligência de conexão de ofertas e demandas”, coloca.
No modelo proposto, é possível que empresas ou profissionais autônomos prestem serviços ou ofereçam produtos entre si, sem se restringir à troca com apenas uma empresa ou prestador de serviço, como ocorre na forma bilateral.
O projeto também prevê a criação de processos simples e ágeis para abertura e fechamento de iniciativas dentro do conceito de consumo colaborativo. Além de propiciar segurança e apoio para as empresas em processo de formação e diminuir limitações regulatórias e burocráticas.
Com parecer pela aprovação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Alego, a proposição foi encaminhada à Comissão de Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação.
Related Posts
Comissão rejeita projeto que impede classificação de movimentos sociais como organizações criminosas
Gustavo Sales/Câmara dos Deputados Deputado Delegado Éder Mauro, que apresentou relatório pedindo a rejeição da proposta A Comissão…
23 de abril de 2021
Educação: 71% das instituições federais atingem o máximo de qualidade
Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande de Norte são proporcionalmente os estados com melhores resultados no Índice Geral…
23 de abril de 2021
Butantan confirma três novas variantes do coronavírus em São Paulo
Três novas variantes do novo coronavírus foram confirmadas no estado de São Paulo por testes diagnósticos realizados pelo…
27 de abril de 2021
Plenário pode dar aval a mudanças no Fundeq nesta terça-feira, 4
O Plenário da Assembleia Legislativa realiza sessão ordinária nesta terça-feira, 4, com 47 projetos em pauta. Um dos…
3 de maio de 2021