Você concorda que Aparecida é bairro de Goiânia?

Deputado estadual fez essa afirmação para argumentar sua posição contrária à proposta de inclusão do município de Anápolis na Região Metropolitana de Goiânia

Aparecida é bairro de Goiânia? Bem, essa pergunta está sendo feita pelo Goiás365 porque pelo menos um deputado estadual de Goiás acha que sim. É Amilton Filho (SD), de Anápolis. Ele ainda coloca os anapolinos na mesma condição ao dizer que esse pensamento é comum na cidade.

O deputado é contra a inclusão de Anápolis na Região Metropolitana de Goiânia (RMG), proposta apresentada na Assembleia Legislativa pelo deputado Alysson Lima, do mesmo partido de Amilton Filho.

Na tarde desta quinta-feira (07), durante o Pequeno Expediente da sessão remota na Casa de Leis que tratava desse assunto, ele fez uso da palavra para se posicionar contra o projeto e suas justificativas foram as mais desarrazoadas possíveis.

Uma delas é a de que Aparecida é um bairro de Goiânia, por isso estaria incluída da RMG. “A gente fala aqui em Anápolis um ditado que quem é bairro de Goiânia é Aparecida e não Anápolis. Então, certamente, seremos contra essa matéria”.

Além de usar termo pejorativo para se referir a Aparecida, o parlamentar ainda deixou a entender que Anápolis é uma ilha dentro do Estado de Goiás ao dizer que “aqui em Anápolis, Senhor Presidente, a gente tem uma tradição de ser muito bairrista, de buscar realmente discutir as questões atinentes à nossa cidade”.

Antes dessa parte do discurso, Amilton Filho já havia dito que a RMG só beneficiará a capital. “Não vejo benefício para a cidade de Anápolis nessa questão. Quanto a discussão da região metropolitana, certamente o planejamento de políticas públicas será muito mais destinado à cidade de Goiânia do que propriamente à cidade de Anápolis”.

O deputado ainda arrumou outra desculpa para se posicionar contra o projeto. Ele disse que “Aparecida de Goiânia e Goiânia têm várias avenidas que dividem as cidades, têm discussões relativas ao planejamento de segurança, planejamento de transporte urbano, planejamento de obras. Com a cidade de Anápolis não há essa questão. Temos uma distância de trevo a trevo de 40 quilômetros. Temos um reservatório de água que distancia as cidades, a cidade de Teresópolis que distancia as cidades. Não vejo esse assunto como um assunto maduro”, declarou.

Região Metropolitana

A Região Metropolitana de Goiânia é composta por uma conurbação de 21 cidades ao redor da capital e é uma estrutura de governança interfederativa instituída para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum dos municípios que a integram.

Uma dessas cidades é Inhumas, que fica a cerca de 50 quilômetros de Goiânia, praticamente a mesma distância entre Anápolis e Goiânia. O acesso principal é pela GO-070 e, entre as duas localidades existem duas outras cidades: Goianira e Caturaí. E nenhuma delas aumenta a distância entre a capital e Inhumas, como é o caso de Anápolis nas palavras de Amilton Filho.

G365 ([email protected])

Total
0
Shares
Related Posts