Wilder mostra fragilidade eleitoral em reunião na cúpula nacional do PL

Senador Wilder Morais trabalha visando ser candidato a governador de Goiás este ano pelo PL – (Foto Geraldo Magela/Agência Senado)

Senador levou correligionários a um encontro com o presidente nacional do Partido Liberal para forçar candidatura ao governo de Goiás, mas parece não ter impressionado

O senador Wilder Morais levou dezenas de correligionários políticos para uma reunião na noite de terça-feira (10/2) com o presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, em Brasília.

A intenção era impressionar o presidente nacional do PL já que o senador, mesmo contra a vontade da maioria dos correligionários importantes em Goiás, insiste na candidatura a governador este ano.

Mas o que era para impressionar pode ter dado resultado contrário.

Representação municipal inexpressiva

Entre os presentes no evento, estavam 13 prefeitos apoiadores de Wilder Morais. São eles: de Jataí, Posse, Palmeiras de Goiás, Buriti Alegre, Avelinópolis, Britânia, Damianópolis, Corumbá de Goiás, Turvelândia, Morrinhos, Mambaí, Campo Alegre de Goiás e Portelândia.

Como se sabe, Goiás tem 246 municípios com um eleitorado de 5.126.435, conforme o Cadastro Nacional de Eleitores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de setembro de 2025.

Esses 13 municípios possuem juntos 211.332 eleitores (veja abaixo), o que dá apenas 4,1% do total de eleitores do Estado. Portanto, pouco expressivo.

Apenas dois deputados estaduais

Dos três deputados estaduais do PL, dois participaram da reunião: Major Araújo e Delegado Eduardo Prado. Paulo Cezar Martins não compareceu e já anunciou apoio a Daniel Vilela (MDB), o que evidencia um racha na bancada estadual e enfraquecimento do projeto de Wilder Morais.

Nenhum federal participou

O PL elegeu quatro deputados federais nas eleições de 2022 em Goiás: Gustavo Gayer, Professor Alcides, Magda Mofatto e Daniel Agrobom. Nenhum deles participou do encontro.

Professor Alcides está fechado com Marconi Perillo (PSDB) e os outros três estão com Ronaldo Caiado (PSD) e Daniel Vilela (MDB).

Vereadores de Goiânia, Aparecida e Anápolis

Dos 10 vereadores eleitos em 2024 em Goiânia (4), Aparecida (4) e Anápolis (2), os três maiores colégios eleitorais de Goiás, nenhum compareceu ao encontro promovido por Wilder Morais. Ou seja, demonstraram estar fora do projeto de Wilder Morais

Detalhe: Dos quatro vereadores eleitos em Aparecida de Goiânia, o segundo maior colégio eleitoral do Estado, três deixaram o PL e vão seguir com outros candidatos a governador.

Ausência do principal prefeito do partido

Márcio Correa, prefeito de Anápolis, a maior cidade administrada por um gestor do PL no Estado e com o segundo maior colégio eleitoral de Goiás, também não compareceu à reunião em Brasília.

Fragilidade eleitoral

Apesar de querer mostrar o contrário, a reunião atestou fragilidade eleitoral do grupo do senador, cenário que não inspira confiança numa disputa tão grande quanto esta.

Cautela e sensação de decepção

A reunião teve como foco a candidatura de Wilder Morais ao governo de Goiás. Aliados fizeram o assunto repercutir nas redes sociais como se o senador já tivesse consolidado a candidatura.

Mas o presidente nacional do PL parece não ter ficado tão convicto assim, pelo menos na publicação que fez no seu perfil oficial após a reunião.

Valdemar Costa Neto agradeceu aos presentes, mas não expressou abertamente apoio à candidatura de Wilder Morais a governador de Goiás.

Foto da reunião postada no perfil de Valdemar Costa Neto – (Foto Redes Sociais)

Confira o post de Valdemar Costa Neto

“Na noite desta terça, cheguei em Brasília para receber o senador e presidente do PL de Goiás, Wilder Morais (@wildermorais), e a comitiva de líderes e parlamentares do estado: o prefeito de Jataí, Geneilton Assis (@geneiltonassis), o vereador do município, Marcos Patrick (@marcospatrick_vereador), o prefeito de Posse, Paulo Trabalho (@paulo_trabalho), o prefeito de Palmeiras, Dr. Osvaldo (@dr.osvaldopls), o prefeito de Buriti Alegre, Dr. Garibaldo Neto (@garibaldo_neto), o prefeito de Avelinópolis, Dr. Antônio Marcos (@dr_antonio_marcos_barbosa), e o vice-prefeito, Welligton Gordinho, a prefeita de Britânia, Disterro Santos (@disterromsantos), o prefeito de Damianópolis, Deni Santana, o prefeito de Corumbá, Chico Vaca (@prefeitochicovaca), a prefeita de Turvelândia, Osélia (@oseliacarvalho.tur), o prefeito de Morrinhos, Maycllyn Carreiro (@carreiromaycllyn), o prefeito Mambaí, Éder Lacerda (@ederlacerda), o prefeito de Campo Alegre, Douglas (@douglassertoriogo), o vereador de Campo Alegre, Sebastião Honorato, o vereador Campo Alegre, Ney Ribeiro (@neyribeiro19), a prefeita de Portelandia, Marly do Valdineis (@marlydovaldineis), o deputado estadual, Eduardo Prado (@delegadoeduardoprado), o deputado estadual Major Araújo (@depmajoraraujo), o ex-deputado estadual Lissauer (@lissauervieira ), além do pré-candidato a deputado federal, Maycon Tombini (@maycontombini).

Agradeço a visita de todos e, sobretudo, o empenho de cada um em construir um terreno firme para a direita no país, em 2026!”

Eleitores de cada município:

– Jataí – 73.569

– Posse – 25.208

– Palmeiras de Goiás – 23.480

– Buriti Alegre – 8.839

– Avelinópolis – 4.679

– Britânia – 5.438

– Damianópolis – 4.186

– Corumbá de Goiás – 8.349

– Turvelândia – 4.342

– Morrinhos – 37.279

– Mambaí – 6.619

– Campo Alegre de Goiás – 5.949

– Portelândia – 3.395

Goiás – 5.126.435 eleitores

Total dos 13 municípios: 211.332 eleitores, o que representa apenas 4,1% do eleitorado goiano.

O que dizer dessa situação?

Muito pouco para quem quer disputar o governo de Goiás.

Total
0
Shares
Related Posts