Anvisa estende validade de testes diagnósticos de Covid-19

A Anvisa ressaltou que a extensão foi feita em caráter excepcional – (Foto: Reprodução)

7 milhões de kits que venceriam até março de 2021 poderão ser usados até julho, dependendo de análises periódicas

Da Agência Câmara de Notícias

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) prorrogou por quatro meses a validade dos testes diagnósticos do tipo PCR que estão em estoque no Ministério da Saúde e que venceriam entre este mês e março de 2021. São cerca de 7 milhões de kits para detectar o coronavírus que foram comprados em abril por meio da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS).

A informação foi dada na tarde desta quarta-feira (9) durante audiência pública da Comissão Externa da Câmara que acompanha as ações de combate à Covid-19. A notícia de que os testes diagnósticos estavam próximos do vencimento foi divulgada pela imprensa e o Ministério da Saúde foi questionado pela comissão. Com o aumento do prazo, a validade vai de abril a julho de 2021, dependendo do lote dos testes.

Cristiane Jourdan, diretora da Anvisa, ressaltou que a extensão foi feita em caráter excepcional, levando em conta o aumento de casos e de internações por Covid-19, a possibilidade de desabastecimento do produto e o certificado de boas práticas emitido pela agência reguladora em relação ao fabricante, a empresa coreana Seegene.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts