De autoria do deputado Karlos Cabral (PDT), foi aprovado em primeira votação o processo nº 1466/19, que busca instituir programa de incentivo à implantação de hortas comunitárias em Goiás. O placar da votação foi 26 votos a 0.
O parlamentar explica que a agricultura urbana e periurbana está cada vez mais incorporada no dia a dia da população e são claros os benefícios encontrados em meio às comunidades em que aparecem espalhadas por todo o estado. Dessa forma, seu intuito é institucionalizar o Programa de Horta Comunitária como de Estado, o que faz com que deixe de ser apenas um programa de governo, com previsão somente em decreto. “Essa proposta partiu de uma pesquisa realizada em outros estados sobre a regulamentação de hortas comunitárias”, disse Cabral.
A propositura tem como modelo projeto apresentado pelo deputado paranaense Evandro Júnior. “As vantagens do programa são o reforço da ação comunitária, a criação de ambientes saudáveis, o desenvolvimento de habilidades pessoais, o estímulo da autonomia da comunidade inserida e a manutenção frequente do espaço urbano de forma completamente voluntária”, reforçou Cabral.
O deputado destacou, ainda, a função social do projeto. “As hortas comunitárias acessíveis à população contribuem para melhorar os hábitos alimentares, por meio do consumo de alimentos livres de agrotóxicos; promove a inclusão social, além de se tornar instrumento de educação e conscientização ambiental”, enfatiza o legislador.Além dos benefícios a título de alimentação mais saudável, a implementação das hortas constitui, ainda, a possibilidade de geração de renda, uma vez que a comercialização do excedente ali produzido é incentivada.
Cabral acentua também a situação de muitos terrenos em Goiás que se encontram em abandono devido ao custo elevado de manutenção. Ele ressalta que, com a devida aplicação da propositura de lei, esses locais deixarão de ser meros pedaços de terra, ao passarem a integrar a realidade dos bairros e comunidades goianas.
Related Posts
Fiscais da Prefeitura de Aparecida de Goiânia fazem ação nos comércios
Fiscalização atua nesta manhã na Avenida Bela Vista Os fiscais da Prefeitura de Aparecida de Goiânia realizam uma…
Projeto prevê que medicamentos destinados ao tratamento de câncer terão registro sanitário prioritário
O Projeto de Lei 922/21 classifica os medicamentos destinados ao tratamento de câncer dentro da categoria prioritária para…
4 de maio de 2021
Covid-19: Aparecida registra mais de 10 casos nesta quarta-feira
Boletim epidemiológico aponta que mais de 30 bairros possuem moradores infectados De acordo com a Secretaria de Saúde…
29 de abril de 2020
Alego aprova estado de calamidade até dezembro e 16 matérias
O Legislativo goiano aprovou, em votação única, o decreto legislativo que prorroga o estado de calamidade pública em…
29 de abril de 2021