Presidente afirma que zera os impostos federais que incidem sobre os combustíveis
Na manhã desta quarta-feira (05), o presidente da República Jair Bolsonaro (Sem Partido) desafiou os governadores. Bolsonaro afirmou que isenta a cobrança de impostos federais sobre os combustíveis, se os governadores também isentarem a cobrança do ICMS sobre os combustíveis.
Em virtude das discussões sobre os preços dos combustíveis no Brasil, o presidente propôs esta ação. Hoje o ICMS cobrado pelos governos estaduais são, em média, 30%. Além disso, cerca de 15% de impostos federais, PIS, Cofins e Cide, também incidem sobre os valores cobrados nas bombas de combustíveis, o que impacta no bolso dos brasileiros.
“Eu zero o federal se eles zerarem o ICMS. Está feito o desafio aqui agora. Eu zero o federal hoje, eles zeram o ICMS. Se topar, eu aceito”, disse Bolsonaro.
“Olha o problema que eu estou tendo com combustível. Pelo menos a população já começou a ver de quem é a responsabilidade. Não estou brigando com governadores. O que eu quero é que o ICMS seja cobrado no combustível lá na refinaria, e não na bomba. Eu baixei três vezes o combustível nos últimos dias, mas na bomba não baixou nada”, declarou o presidente.