O deputado Cairo Salim (Pros) apresentou o projeto nº 4751/21, que proíbe a realização de tatuagens e implantação de piercings em cães e gatos. A proposta está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), distribuída ao relator deputado Vinícius Cirqueira (Pros).
O parlamentar afirma que a prática de piercings e tatuagens em animais domésticos (cães e gatos) é um procedimento crescente cruel e doloroso, apenas com finalidade estética, que pode levar ao adoecimento e morte dos animais, comprovados por pesquisas clínicas e vasto arcabouço teórico científico.
O texto da proposta ressalta, ainda, que causar dor e sofrimento a um animal é uma prática cruel, proibida pela Carta Magna, e que pode levar à prisão os infratores, de acordo com o art. 32 da Lei 9.605, de 1998, Lei de Crimes Ambientais.
‘‘Cabe ressaltar, que os problemas vão além de toda dor infligida aos animais tatuados, podem gerar ainda, diversas outras complicações, como reações alérgicas à tinta e ao material utilizado no procedimento, infecções, cicatrizes, queimaduras e irritações crônicas’’, ressalta o parlamentar.
Related Posts
“O decreto assinado por mim vai prevalecer em Goiás”, declara Ronaldo Caiado
Em coletiva concedida à imprensa, o governador criticou duramente o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro Após o pronunciamento…
25 de março de 2020
CCJ realiza sessão ordinária remota nesta terça-feira, 27, a partir das 14h. Na pauta, 37 processos para apreciação
Os parlamentares membros da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) do Parlamento goiano se reúnem em sessão…
27 de abril de 2021
Proibido uso de sacolas plásticas em Aparecida
Em substituição aos produtos de plástico podem ser fornecidos materiais biodegradáveis Durante sessão ordinária desta quinta-feira, 12, a…
13 de março de 2020
Libertadores: Flamengo enfrenta LDU na altitude de Quito
O Flamengo entra em campo, nesta terça-feira (4) a partir das 21h30 (horário de Brasília) no estádio Casa…
4 de maio de 2021