O deputado Cairo Salim (Pros) apresentou o projeto nº 4751/21, que proíbe a realização de tatuagens e implantação de piercings em cães e gatos. A proposta está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), distribuída ao relator deputado Vinícius Cirqueira (Pros).
O parlamentar afirma que a prática de piercings e tatuagens em animais domésticos (cães e gatos) é um procedimento crescente cruel e doloroso, apenas com finalidade estética, que pode levar ao adoecimento e morte dos animais, comprovados por pesquisas clínicas e vasto arcabouço teórico científico.
O texto da proposta ressalta, ainda, que causar dor e sofrimento a um animal é uma prática cruel, proibida pela Carta Magna, e que pode levar à prisão os infratores, de acordo com o art. 32 da Lei 9.605, de 1998, Lei de Crimes Ambientais.
‘‘Cabe ressaltar, que os problemas vão além de toda dor infligida aos animais tatuados, podem gerar ainda, diversas outras complicações, como reações alérgicas à tinta e ao material utilizado no procedimento, infecções, cicatrizes, queimaduras e irritações crônicas’’, ressalta o parlamentar.
Related Posts
Aprovado texto-base de projeto que permite compra de medicamentos para Covid-19 sem licitação
Najara Araujo/Câmara dos Deputados Plenário está reunido em sessão virtual A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do…
29 de abril de 2021
Governo de SP anuncia R$ 16,9 milhões para conclusão do Hospital Regional em Mirassol
Download Hospital Regional Mirassol, localizado na Av. Fernando Antônio Vendramini, 4.350, Mirassol – SP O vice-governador e secretário…
3 de maio de 2021
Jovem mata duas crianças e duas professoras em creche de SC
Um jovem de 18 anos invadiu, hoje (4), uma creche na cidade de Saudades (SC) com um facão…
4 de maio de 2021
HMAP convoca aprovados na análise curricular para entrevistas
As entrevistas começaram nesta terça-feira (14) na unidade de saúde. Confira edital de convocação no link abaixo na…
14 de janeiro de 2020
%d