O deputado Cairo Salim (Pros) apresentou o projeto nº 4751/21, que proíbe a realização de tatuagens e implantação de piercings em cães e gatos. A proposta está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), distribuída ao relator deputado Vinícius Cirqueira (Pros).
O parlamentar afirma que a prática de piercings e tatuagens em animais domésticos (cães e gatos) é um procedimento crescente cruel e doloroso, apenas com finalidade estética, que pode levar ao adoecimento e morte dos animais, comprovados por pesquisas clínicas e vasto arcabouço teórico científico.
O texto da proposta ressalta, ainda, que causar dor e sofrimento a um animal é uma prática cruel, proibida pela Carta Magna, e que pode levar à prisão os infratores, de acordo com o art. 32 da Lei 9.605, de 1998, Lei de Crimes Ambientais.
‘‘Cabe ressaltar, que os problemas vão além de toda dor infligida aos animais tatuados, podem gerar ainda, diversas outras complicações, como reações alérgicas à tinta e ao material utilizado no procedimento, infecções, cicatrizes, queimaduras e irritações crônicas’’, ressalta o parlamentar.
Related Posts
Encerramento das Atividades
Encerramos neste momento os trabalhos da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa, que divulga, em tempo real, as…
27 de abril de 2021
Clássico cearense será um dos confrontos da 3ª fase da Copa do Brasil
Os 16 confrontos e respectivos mandos de campo da Terceira Fase da Copa do Brasil foram conhecidos na…
23 de abril de 2021
PT aparecidense abre mão de candidatura
Aliados à base de Gustavo Mendanha, a legenda deverá manter esse posicionamento nas eleições 2020 Aliança antiga, desde…
28 de janeiro de 2020
Eleições 2020: Wilder define a vice de sua chapa
O pré-candidato se reuniu na manhã desta quinta-feira (10) com a Executiva do Avante para fazer o convite…