O deputado Cairo Salim (Pros) apresentou o projeto nº 4751/21, que proíbe a realização de tatuagens e implantação de piercings em cães e gatos. A proposta está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), distribuída ao relator deputado Vinícius Cirqueira (Pros).
O parlamentar afirma que a prática de piercings e tatuagens em animais domésticos (cães e gatos) é um procedimento crescente cruel e doloroso, apenas com finalidade estética, que pode levar ao adoecimento e morte dos animais, comprovados por pesquisas clínicas e vasto arcabouço teórico científico.
O texto da proposta ressalta, ainda, que causar dor e sofrimento a um animal é uma prática cruel, proibida pela Carta Magna, e que pode levar à prisão os infratores, de acordo com o art. 32 da Lei 9.605, de 1998, Lei de Crimes Ambientais.
‘‘Cabe ressaltar, que os problemas vão além de toda dor infligida aos animais tatuados, podem gerar ainda, diversas outras complicações, como reações alérgicas à tinta e ao material utilizado no procedimento, infecções, cicatrizes, queimaduras e irritações crônicas’’, ressalta o parlamentar.
Related Posts
Veja o que abre e fecha no feriado de Carnaval em Goiânia
Serviços essenciais funcionam em regime de plantão nas unidades e órgãos municipais durante os quatro dias de folia…
20 de fevereiro de 2020
Covid-19: Mais de 30 mil profissionais de saúde foram infectados
Técnicos e auxiliares de enfermagem são os mais afetados Da Agência Brasil O secretário-substituto de Vigilância em Saúde…
Pastor sai da base de Gustavo Mendanha e depois se arrepende
Religioso chegou a se filiar ao PV, partido da base política do Professor Alcides em Aparecida Há um…
6 de abril de 2020
Eleições 2020: Aliança MDB e DEM ganha força
Acordo entre os partidos pode ser firmado em Goiânia e influenciar diretamente em Aparecida As articulações partidárias ganharam…