O deputado Cairo Salim (Pros) apresentou o projeto nº 4751/21, que proíbe a realização de tatuagens e implantação de piercings em cães e gatos. A proposta está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), distribuída ao relator deputado Vinícius Cirqueira (Pros).
O parlamentar afirma que a prática de piercings e tatuagens em animais domésticos (cães e gatos) é um procedimento crescente cruel e doloroso, apenas com finalidade estética, que pode levar ao adoecimento e morte dos animais, comprovados por pesquisas clínicas e vasto arcabouço teórico científico.
O texto da proposta ressalta, ainda, que causar dor e sofrimento a um animal é uma prática cruel, proibida pela Carta Magna, e que pode levar à prisão os infratores, de acordo com o art. 32 da Lei 9.605, de 1998, Lei de Crimes Ambientais.
‘‘Cabe ressaltar, que os problemas vão além de toda dor infligida aos animais tatuados, podem gerar ainda, diversas outras complicações, como reações alérgicas à tinta e ao material utilizado no procedimento, infecções, cicatrizes, queimaduras e irritações crônicas’’, ressalta o parlamentar.
Related Posts
Política de habitação popular é incluída no Programa de Parcerias de Investimentos
Em busca de construir novos modelos para a política de habitação popular, a estratégia do programa Casa Verde…
26 de abril de 2021
Medida provisória flexibiliza legislação trabalhista temporariamente mais uma vez
Depositphotos MP permite que empregador altere o regime de trabalho sem acordo preexistente A Medida Provisória 1046/21 estabelece…
28 de abril de 2021
Plano Amazônia 2021/2022 tem resolução aprovada
Foi publicada a resolução que aprova o Plano Amazônia 2021/2022. O objetivo é dar continuidade às ações de preservação…
23 de abril de 2021
Golpistas usam nome de deputado para clonar Whatsapp
Parlamentar publica comunicado nas redes sociais para alertar a população Golpistas utilizam o nome do deputado federal Professor…