O deputado Cairo Salim (Pros) apresentou o projeto nº 4751/21, que proíbe a realização de tatuagens e implantação de piercings em cães e gatos. A proposta está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), distribuída ao relator deputado Vinícius Cirqueira (Pros).
O parlamentar afirma que a prática de piercings e tatuagens em animais domésticos (cães e gatos) é um procedimento crescente cruel e doloroso, apenas com finalidade estética, que pode levar ao adoecimento e morte dos animais, comprovados por pesquisas clínicas e vasto arcabouço teórico científico.
O texto da proposta ressalta, ainda, que causar dor e sofrimento a um animal é uma prática cruel, proibida pela Carta Magna, e que pode levar à prisão os infratores, de acordo com o art. 32 da Lei 9.605, de 1998, Lei de Crimes Ambientais.
‘‘Cabe ressaltar, que os problemas vão além de toda dor infligida aos animais tatuados, podem gerar ainda, diversas outras complicações, como reações alérgicas à tinta e ao material utilizado no procedimento, infecções, cicatrizes, queimaduras e irritações crônicas’’, ressalta o parlamentar.
Related Posts
Governo de SP atualiza informações sobre o combate ao coronavírus
O Governo de São Paulo apresenta nesta quarta-feira (12), às 12h45, no Palácio dos Bandeirantes, informações sobre…
13 de maio de 2021
Engenharia de Produção da UFG Aparecida tem nota máxima no Enade
Curso de Engenharia de Produção da FCT/UFG foi avaliado com nota 5 no Exame Nacional de Desempenho dos…
Câmara aprova PL que torna permanente o Pronampe
A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (5) o texto-base o texto-base do Projeto de Lei…
6 de maio de 2021
Descumprir regras para evitar o coronavírus pode dar cadeia
Além disso, desobedecer às medidas de emergência pode ocasionar responsabilidade civil e administrativa Os Ministros da Justiça e…
17 de março de 2020