Câmara de Goiânia realiza 5ª edição do Parlamento Jovem, com eleição de 37 vereadores mirins

Podem participar estudantes do 6º ao 9º anos do ensino fundamental – (Foto: Arquivo Parlamento Jovem Câmara de Goiânia)

Em parceria com o TRE e a Secretaria de Educação, 10 escolas da capital escolhem estudantes que simularão as atividades dos parlamentares

Jovens estudantes de dez escolas públicas de Goiânia, nove municipais e uma federal, elegem, na próxima segunda-feira (29/9), os 37 vereadores mirins que irão participar da 5ª edição do Parlamento Jovem. Programa desenvolvido a partir de uma parceria da Câmara Municipal, Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) e Secretaria Municipal de Educação (SME), o Parlamento jovem simula a atividade parlamentar, com a discussão e aprovação de projetos de lei para a cidade. Podem participar estudantes do 6º ao 9º anos do ensino fundamental.

Para despertar a consciência cidadã, o interesse pela política entre os estudantes e reforçar a segurança e inviolabilidade do sistema eleitoral brasileiro, a eleição simulada é realizada com urnas eletrônicas cedidas pelo TRE, seguindo o mesmo protocolo das eleições reais. A votação ocorrerá entre 7h e 11 horas e a apuração começa logo na sequência. A abertura oficial do Programa será na Escola Vicente Rodrigues do Prado, no Parque das Amendoeiras, às 8 horas.

Implantado em 2019, durante a primeira gestão do vereador Romário Policarpo (PRD) como presidente da Câmara, o Parlamento Jovem envolveu, em suas cinco edições, milhares de estudantes no processo eleitoral e elegeu 177 vereadores mirins (contando com os atuais 37). Projetos apresentados pelos alunos podem ser encampados pelos vereadores e transformados em lei. A edição 2025 se encerra no dia 14 de novembro com uma homenagem aos estudantes e às escolas participantes.

Após a divulgação dos resultados, os vereadores mirins – eleitos de forma paritária entre meninos e meninas – serão diplomados pelo TRE. A solenidade será realizada no dia 21 de outubro, às 15 horas, na sede do Tribunal. Antes mesmo da diplomação, eles passam a frequentar a Câmara para conhecer o processo legislativo. Diplomados, iniciam a discussão e votação dos projetos.

“O Parlamento Jovem aproxima os estudantes das rotinas do Poder Legislativo, aproxima a Câmara Municipal de Goiânia da comunidade e estimula a participação política nos debates sobre o presente e o futuro da cidade”, afirma Policarpo. “Muitos dos vereadores mirins eleitos nas simulações do Parlamento Jovem serão vereadores eleitos pelo população para representar a capital mais adiante”, disse o presidente.

  • Calendário completo de atividades:
  • 29/9: Eleição dos 37 vereadores do Parlamento Jovem
  • 1º/10: Visita guiada à Câmara (7h-11h)
  • 2/10: Palestras com vereadores (14h-17h)
  • 7/10: Palestras com Procuradoria e Diretoria Legislativa (14h-17h)
  • 9/10: Oficina de Elaboração de Projetos e Requerimentos (14h-17h)
  • 21/10: Visita e diplomação no TRE (15h-18h)
  • 22/10: Simulação (13h-16h30)
  • 29/10: Simulação (14h-17h)
  • 5/11: Apreciação de Projetos (14h-17)
  • 14/11: Sessão de Encerramento e Homenagens (14h-17h)
Total
0
Shares
Related Posts