Pesquisa Mensal de Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostra que o setor avançou 1,8% em setembro
De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE) e divulgada nesta quinta-feira (13/11), o volume de vendas do comércio varejista goiano avançou 1,8% em setembro, após alta discreta em agosto (0,1%), na série com ajuste sazonal, logo após apresentar quatro quedas sucessivas nos meses anteriores.
Na comparação com setembro de 2024, houve aumento de 2,5%, após três quedas consecutivas nessa base de comparação. As variações acumuladas no ano (0,7%) e nos últimos 12 meses (1,6%) ainda se mantêm positivas.
Móveis e eletrodomésticos
Com aumento de 13,0%, o grupo de Móveis e eletrodomésticos foi o principal responsável pelo avanço do volume de vendas do comércio varejista em Goiás em relação a setembro de 2024 (2,5%). Desde outubro de 2024, o setor tem apresentado altas, acumulando variações de 13,8% no ano e de 12,1% em 12 meses.
Artigos farmacêuticos
Também merece destaque o impacto da alta de 12,6% do grupo de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, que não apresentou queda desde julho de 2020. Assim, a atividade apresentou acumulados de 8,5% no ano e de 8,8% em 12 meses.
Em contrapartida, registraram quedas os dois grupos com maiores pesos da pesquisa, que são Combustíveis e lubrificantes (-3,4%) e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,4%). O segundo, por sua vez, apresenta acumulado estável no ano, com discreta variação de 0,2%.
Comércio varejista ampliado
Considerando o comércio varejista ampliado – que inclui, além dos já citados, os setores de Veículos, motocicletas, partes e peças, Material de construção e Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo – Goiás registrou alta de 7,4% em relação a setembro de 2024, o segundo resultado positivo após uma série negativa que se manteve por seis meses, nessa base de comparação.
Dentre os grupos investigados na área, o de maior peso e o principal responsável pelo avanço do varejo ampliado goiano foi o de Veículos, motocicletas, partes e peças, cujo volume de vendas subiu 18,2%. Apesar disso, o setor ainda acumula recuos de 8,4% no ano e de 5,4% em 12 meses. As vendas de Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo e Material de Construção sinalizaram altas de 1,6% e de 6,8%, respectivamente.
Avanço
Na passagem de agosto para setembro de 2025, na série com ajuste sazonal, o varejo teve resultados negativos em 15 das 27 unidades da federação, com destaque para Maranhão (-2,2%), Roraima (-2,0%) e Distrito Federal (-1,7%).
Pelo lado positivo, figuram 11 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Tocantins (3,2%), Amapá (2,9%), Bahia (2,4%) e Goiás (1,8%). O Rio Grande do Norte apresentou estabilidade (0,0%).
Brasil
No Brasil, as vendas do comércio variaram -0,3% em setembro, na comparação com agosto, após variação de 0,1% em agosto. Em relação a setembro de 2024, o resultado positivo (0,8%) é o sexto consecutivo. No ano, o varejo acumulou crescimento de 1,5%. O acumulado em 12 meses foi de 2,1%, a menor taxa de crescimento desde janeiro de 2024.