Criminosos usam ferramentas de inteligência artificial para gravar e reproduzir o timbre da sua voz captada durante uma ligação
A utilização da inteligência artificial (IA) não tem limites, para o bem ou para o mal, justamente por estar acessível a todos nós, independente da intenção do usuário.
Assim, os criminosos utilizam a IA com má-fé. Um comunicado da Polícia Civil de São Paulo (PCSP) alerta para um dos mais novos golpes virtuais: “O golpe do telefone mudo”.
Como funciona
Os bandidos ligam para o seu telefone, inclusive com ligações de curta duração, apenas para clonar sua voz com intenção de aplicar golpes financeiros. A ligação fica muda e é encerrada poucos segundos depois de o destinatário atendê-la.
Ao falar “alô”, “sim” ou qualquer outra palavra os criminosos usam ferramentas de inteligência artificial para gravar e reproduzir o timbre da sua voz captada durante a ligação.
Três segundos de gravação são suficientes para imitar uma voz com ferramentas de IA, dizem especialistas.
“Com inteligência artificial, eles clonam seu tom e jeito de falar. Depois, usam essa voz falsa para aplicar golpes, fingindo ser você e enganando até familiares”, diz comunicado da PCSP nas redes sociais.
Como se proteger
– Não fale nada em chamadas suspeitas (mudas)
– Bloqueie e denuncie o número
– Oriente familiares e amigos
– Não diga “alô” ou “sim”. Espere a outra pessoa falar
Foi vítima?
Procure o distrito policial mais próximo ou registre a ocorrência na delegacia virtual da Polícia Civil.
No caso de Goiás você deve acessar o Sistema de Registro de Atendimento Integrado Virtual.
Se você já foi vítima, clique a acesse: