Com o objetivo de estimular o princípio constitucional da função social da propriedade e a ocupação de terrenos ociosos, públicos ou particulares, o deputado Bruno Peixoto (MDB) apresentou projeto de lei para instituir o Programa Estadual de Hortas Comunitárias e Compostagem, coletivas e familiares no estado.
O parlamentar quer com a proposição ocupar áreas e manter os terrenos sem lixo e entulho, proporcionar terapia ocupacional às pessoas da terceira idade, aproveitar áreas devolutas, utilizar áreas públicas estaduais, áreas declaradas de utilidade pública desocupadas e áreas particulares corno terrenos e glebas, incentivar práticas sustentáveis e de respeito ao meio ambiente, criar hábitos ele alimentação saudável, sem utilização de agrotóxicos na produção de plantas hortaliças, frutas e vegetais e zelar pelo uso seguro, sustentável, temporário e responsável de bens imóveis subutilizados.
O projeto prevê ainda que o produto excedente das hortas comunitárias e da compostagem, poderá ser comercializado pelas famílias cadastradas e inseridas no programa, podendo ainda, ser consumido livremente pelos moradores residentes no bairro onde se encontra a horta. Para estimular e viabilizar as atividades, o Poder Executivo poderá firmar convenio ou parcerias com Universidades, empresas e entidades não governamentais.
Peixoto assevera que “o programa possui caráter social, promovendo a inclusão de jovens e idosos de baixa renda e em situação de vulnerabilidade, aproveitando a mão de obra de pessoas desempregadas e da terceira idade. Quando aprovado, transformará áreas devolutas em áreas efetivamente produtivas. As hortas comunitárias fomentam o desenvolvimento de um espírito e identidade da comunidade”, diz o deputado.
A proposta, que tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) por meio do processo legislativo nº 5061/21, e será analisada pelas comissões temáticas.
Related Posts
Covid-19: Confira boletim epidemiológico de Aparecida de Goiânia
Casos já foram confirmados em 20 bairros do município De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria…
27 de abril de 2020
Brasil desativa mais de 600 lixões em menos de um ano
Em menos de um ano, foram desativados mais de 600 lixões pelo país. Marco inédito alcançado pelo Brasil,…
23 de abril de 2021
Da tribuna, deputado Talles Barreto defende manutenção do Tribunal de Contas dos Municípios
Como último a discursar durante o Pequeno Expediente da sessão ordinária híbrida da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego)…
4 de maio de 2021
Quadro de saúde de Maguito permanece inalterado
De acordo com o boletim médico divulgado na tarde desta quarta-feira (18) pela equipe médica do Hospital Israelita…
18 de novembro de 2020
%d