Com o objetivo de estimular o princípio constitucional da função social da propriedade e a ocupação de terrenos ociosos, públicos ou particulares, o deputado Bruno Peixoto (MDB) apresentou projeto de lei para instituir o Programa Estadual de Hortas Comunitárias e Compostagem, coletivas e familiares no estado.
O parlamentar quer com a proposição ocupar áreas e manter os terrenos sem lixo e entulho, proporcionar terapia ocupacional às pessoas da terceira idade, aproveitar áreas devolutas, utilizar áreas públicas estaduais, áreas declaradas de utilidade pública desocupadas e áreas particulares corno terrenos e glebas, incentivar práticas sustentáveis e de respeito ao meio ambiente, criar hábitos ele alimentação saudável, sem utilização de agrotóxicos na produção de plantas hortaliças, frutas e vegetais e zelar pelo uso seguro, sustentável, temporário e responsável de bens imóveis subutilizados.
O projeto prevê ainda que o produto excedente das hortas comunitárias e da compostagem, poderá ser comercializado pelas famílias cadastradas e inseridas no programa, podendo ainda, ser consumido livremente pelos moradores residentes no bairro onde se encontra a horta. Para estimular e viabilizar as atividades, o Poder Executivo poderá firmar convenio ou parcerias com Universidades, empresas e entidades não governamentais.
Peixoto assevera que “o programa possui caráter social, promovendo a inclusão de jovens e idosos de baixa renda e em situação de vulnerabilidade, aproveitando a mão de obra de pessoas desempregadas e da terceira idade. Quando aprovado, transformará áreas devolutas em áreas efetivamente produtivas. As hortas comunitárias fomentam o desenvolvimento de um espírito e identidade da comunidade”, diz o deputado.
A proposta, que tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) por meio do processo legislativo nº 5061/21, e será analisada pelas comissões temáticas.
Related Posts
Bolsonaro joga a conta das rescisões trabalhistas no colo de governadores e prefeitos
Presidente arguiu artigo 486 da CLT para justificar seu posicionamento A queda de braço do presidente Jair Bolsonaro…
27 de março de 2020
MJ prorroga pela 11ª vez atuação da força-tarefa em presídio de RR
O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou, no Diário Oficial da União de hoje (27), portaria que…
27 de abril de 2021
PDT pode ir para a oposição
Lideranças políticas afirmam que estão sendo “cozidos em banho-maria” pelo grupo político liderado pelo MDB em Aparecida de…
Conmebol anuncia que receberá vacinas de covid-19 na próxima quarta
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou nesta quinta-feira (22) que receberá 50 mil doses de vacinas contra…
23 de abril de 2021