Em pronunciamento, na tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), durante a Ordem do Dia da sessão ordinária híbrida desta quarta-feira, 28, o deputado Delegado Humberto Teófilo (PSL) declarou voto contrário ao projeto da Governadoria que prorroga a situação de calamidade pública em Goiás até o final de 2021. A proposta tramita na Casa por meio do processo legislativo nº 4746/21.
Teófilo questionou da tribuna, a conveniência de ampliação do prazo do estado de calamidade pública, solicitada pelo chefe do Poder Executivo estadual. “É muito fácil governar sobre o manto da calamidade pública”, ”argumentou Humberto Teófilo.
O parlamentar justificou seu posicionamento contrário à prorrogação também ao se referir aos efeitos negativos, segundo ele, da prorrogação de prazo. “O funcionalismo público terá seus salários congelados, não haverá concursos públicos e o governo fica desobrigado de cumprir metas fiscais. Sem falar na dispensa de licitação. Não posso concordar com isso, por isso meu voto é contrário”.
Argumentos do Executivo
Com fundamento no artigo 65 da Lei de Responsabilidade Fiscal, o governador Ronaldo Caiado (DEM) argumenta que, para promover o equilíbrio orçamentário e financeiro do Estado de Goiás, também permitir a priorização da utilização de recursos na prevenção e no enfrentamento da pandemia da COVID19, se faz necessário que seja reconhecida, em caráter de urgência, o estado de calamidade pública, até 31 de dezembro de 2021. O chefe do Poder Executivo diz tratar-se de medida indispensável à flexibilização do cumprimento das metas estabelecidas na Lei estadual nº 20.821, de 4 de agosto de 2020, e das estimativas definidas na Lei estadual nº 20.968, de 18 de fevereiro de 2021.
Related Posts
Polícia prende três pessoas que cultivavam supermaconha em Valparaíso de Goiás
Na casa, foram encontrados skunk adultos e mudas de maconha. além de uma grande quantidade de sementes Equipes…
Preços de alimentos básicos sobem em 17 capitais em setembro
Maiores altas foram em Florianópolis, Salvador e Aracaju Da Agência Brasil Os preços do conjunto de alimentos básicos,…
Óbitos no Rio de Janeiro em abril foram maiores que nascimentos
Dados preliminares do Portal da Transparência do Registro Civil revelam que o número de óbitos registrados no estado…
4 de maio de 2021
Prefeito e presidente da Câmara são contra mudar nome de Aparecida
Vereadores vão debater a proposta de mudança com o deputado estadual Paulo Cezar Martins, autor do projeto Presidente…
13 de junho de 2023