Discussão sobre emendas impositivas avança na Câmara de Aparecida

Vereadores de Aparecida durante sessão ordinária de abertura do 2º período legislativo de 2025 – (Foto Marcelo Silva/Câmara de Aparecida)

Assunto já está sendo tratado nos bastidores e a ideia deve ser transformada em projeto em breve

O debate sobre as emendas impositivas voltou a ser pauta nos bastidores da Câmara de Aparecida e a ideia deve ser transformada em projeto em breve.

Na abertura do segundo semestre legislativo, ocorrida na manhã desta terça-feira (5/7), o assunto foi abordado nos bastidores da sessão ordinária entre os vereadores e em entrevistas.

Presidente da Câmara, Gilsão Meu Povo (MDB) disse que o assunto está sendo tratado com o prefeito Leandro Vilela (MDB). “Estou articulando, conversando com o prefeito. Os vereadores, logico, estão movimentando, estão trabalhando para que venha dar certo, né”, declarou.

Segundo Gilsão Meu Povo, ainda não foram discutidos valores e nem data para a instituição das emendas. “Vamos nos sentar com o Executivo e a gente vai ver a partir de quando vai começar, o valor ou percentual, mas está bem avançado”, pontuou.

Atuação coesa

Isaac Martins (UB) disse que a instituição das emendas impositivas em Aparecida é apenas uma questão de tempo, assim como já foram implantadas em outras câmaras municipais.Ele, no entanto, alerta para a necessidade de atuação coesa entre Legislativo e Executivo na formatação do projeto.

“Temos que delimitar limite de destinação de emendas paras as áreas da segurança, da educação e da saúde. Acho que isso vai ser junto com o prefeito e não vejo porque isso não acontecer”, comentou.

Independência

André Fortaleza (PL) já tentou implantar as emendas impositivas duas vezes quando presidiu a Câmara, mas não conseguiu. Ele se mantém favorável à ideia, mas acha que o Legislativo deve ter independência na discussão e aprovação do projeto.

“Se o vereador assinar e depois retirar a assinatura quando sofrer qualquer pressão, aí fica difícil. Precisamos ter posicionamento firme dos vereadores para apresentarmos esse projeto que será um avanço para o Legislativo aparecidense. O Parlamento tem que ser um poder independente e isso não significa que somos oposição ao prefeito”, destacou o vereador.

Conversa com o prefeito

A vereadora Camila Rosa (União Brasil) também defende as emendas impositivas e disse ao Goiás 365 que já conversou com o prefeito Leandro Vilela sobre o assunto.

“Acredito que o nosso prefeito não é contra. Talvez, pela situação econômica da cidade, ele possa ter uma avaliação diferente. Mas, foi uma pessoa que eu tive a oportunidade de perguntar se ele era contra e ele disse que não. Que ele já foi parlamentar e sabe o quanto isso é importante. A gente está em tratativas e acredito que avance”, afirmou a vereadora.

Bastidores

Logo após a sessão, Gilsão Meu Povo se reuniu reservadamente com os vereadores para tratar do assunto. Ele ficou de conversar com o prefeito, à tarde, para definir, de maneira consensual, um formato ideal para o projeto das emendas impositivas, mas até o fechamento desta matéria, ele ainda não havia dado retorno aos colegas.

Os vereadores querem apresentar e votar o projeto, se possível, já na sessão desta quarta-feira (6/8).

Total
0
Shares
Related Posts