“Esse é o maior projeto de recuperação ambiental do mundo”, afirma Caiado
Ação entra em nova etapa com objetivo de recuperar 10 mil hectares de vegetação
Em uma parceria inédita, os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), e de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), e o ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Rogério Marinho, deram início à etapa executiva do projeto Juntos pelo Araguaia, que conta com investimento privado de R$ 7 milhões.
O evento foi realizado nesta sexta-feira (18), em Piranhas, e marcou também o lançamento do Programa Águas Brasileiras, que busca garantir a revitalização das principais bacias hidrográficas do País, entre elas a do Rio Araguaia. Anfitrião na solenidade e idealizador do Juntos pelo Araguaia, ainda em 2018, Caiado informou que a etapa atual da proposta engloba a recuperação de 10 mil hectares de vegetação – 5 mil pelo lado goiano do rio, com o envolvimento de 16 municípios, e 5 mil pelo matogrossense, com 12 municípios. A execução será feita pelo Instituto Espinhaço, em parceria com os governos de Goiás e de Mato Grosso. “Esse é o maior projeto de recuperação ambiental do mundo”, disse Caiado.
“O Araguaia sempre pulsou forte em mim. Vamos mostrar ao mundo que nós, além de produzirmos bem, temos a maior reserva de água doce do planeta. Goiás e Mato Grosso saem na frente na preservação da mata, do Cerrado, dos nossos rios e matas ciliares”, avaliou Caiado.
Para o ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Rogério Marinho, as duas iniciativas – a específica do Araguaia e a que inclui as bacias hidrográficas de todo o País – atendem a um anseio da população: unir sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, com inclusão de pessoas no processo produtivo.
“Não podemos preservar sem nos lembrar que a centralidade são os seres humanos, os brasileiros e brasileiras que habitam toda a extensão do nosso território e que precisam ser vistos com inclusão no desenvolvimento sustentável”, reforçou Marinho.
Mauro Mendes, que é anapolino, fez questão de destacar o compromisso em prol da recuperação do Araguaia. “Vamos trabalhar muito para não só recuperar o Araguaia no aspecto ambiental, mas para potencializar o turismo, comentou.