“Esse é o maior projeto de recuperação ambiental do mundo”, afirma Caiado

Ronaldo Caiado, Mauro Mendes, e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho durante lançamento do Programa Águas Brasileiras – (Foto: Júnior Guimarães)

Ação entra em nova etapa com objetivo de recuperar 10 mil hectares de vegetação

Em uma parceria inédita, os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), e de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), e o ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Rogério Marinho, deram início à etapa executiva do projeto Juntos pelo Araguaia, que conta com investimento privado de R$ 7 milhões.

O evento foi realizado nesta sexta-feira (18), em Piranhas, e marcou também o lançamento do Programa Águas Brasileiras, que busca garantir a revitalização das principais bacias hidrográficas do País, entre elas a do Rio Araguaia. Anfitrião na solenidade e idealizador do Juntos pelo Araguaia, ainda em 2018, Caiado informou que a etapa atual da proposta engloba a recuperação de 10 mil hectares de vegetação – 5 mil pelo lado goiano do rio, com o envolvimento de 16 municípios, e 5 mil pelo matogrossense, com 12 municípios. A execução será feita pelo Instituto Espinhaço, em parceria com os governos de Goiás e de Mato Grosso. “Esse é o maior projeto de recuperação ambiental do mundo”, disse Caiado.

“O Araguaia sempre pulsou forte em mim. Vamos mostrar ao mundo que nós, além de produzirmos bem, temos a maior reserva de água doce do planeta. Goiás e Mato Grosso saem na frente na preservação da mata, do Cerrado, dos nossos rios e matas ciliares”, avaliou Caiado.

Para o ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Rogério Marinho, as duas iniciativas – a específica do Araguaia e a que inclui as bacias hidrográficas de todo o País – atendem a um anseio da população: unir sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, com inclusão de pessoas no processo produtivo.

“Não podemos preservar sem nos lembrar que a centralidade são os seres humanos, os brasileiros e brasileiras que habitam toda a extensão do nosso território e que precisam ser vistos com inclusão no desenvolvimento sustentável”, reforçou Marinho.

Mauro Mendes, que é anapolino, fez questão de destacar o compromisso em prol da recuperação do Araguaia. “Vamos trabalhar muito para não só recuperar o Araguaia no aspecto ambiental, mas para potencializar o turismo, comentou.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts