Governo de Goiás divulga novo calendário de pagamento do IPVA

Em 2022, excepcionalmente, parcelamento será em seis, sete e oito parcelas, a depender do final da placa do veículo

A Secretaria da Economia publicou na última terça-feira (19), no Suplemento do Diário Oficial do Estado (DOE), a Instrução Normativa nº 196/22-SRE, que parcela o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), passando de três para 10 parcelas. Como a lei foi aprovada agora em março, excepcionalmente, neste ano, o parcelamento será em até oito vezes. Mesmo os contribuintes de placas finais 1, 2, 3 e 4 e que já pagaram a primeira parcela poderão dividir o restante. O desconto de até 10% para quem está no Programa Nota Fiscal Goiana continua valendo. 

O novo calendário está previsto para vigorar em maio e se estenderá até dezembro. De uma frota tributável de 1,5 milhão de veículos, apenas 133 mil veículos já pagaram o IPVA pelo calendário antigo, em vigor desde janeiro.

Excepcionalmente em 2022, o parcelamento não vai vigorar integralmente por causa da data de sua aprovação, levando em conta que já estamos no quarto mês do ano. Entre os dias 2 e 5 de maio vence o prazo para pagamento da segunda parcela das placas 1,2,3 e 4.

Para placas de finais 1 e 2, o parcelamento poderá ser em até cinco vezes, tanto para quem já pagou as primeiras como para quem ainda não parcelou no início do ano. Placas 3, 4 e 5 em até seis vezes; placas 6,7 e 8 em até sete parcelas e 9 e 0 serão em oito.

O Governo de Goiás resolveu manter o desconto de 5% a 10% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para os cidadãos que participam do Programa Nota Fiscal Goiana (NFG). Este ano, 441.991 proprietários de veículos terão desconto no IPVA, que já vem discriminado no boleto.

Entenda como deve ser parcelamento para cada final de placa:

Placas de finais 1 e 2: parcelamento em até cinco vezes (tanto para quem já pagou as primeiras como para quem ainda não parcelou no início do ano);

Placas de finais 3, 4 e 5: parcelamento em até seis vezes;

Placas de finais 6, 7 e 8: parcelamento em até sete vezes;

Placas de finais 9 e 0: parcelamento em até oito vezes.

Percentuais das alíquotas:

1,25%: ônibus, micro-ônibus, caminhão, veículos aéreos e aquáticos utilizados no transporte coletivo de passageiros e de carga;

3%: motocicleta, ciclomotor, triciclo, motoneta e automóvel de passeio com potência até 100 cv (cavalos);

3,45%: veículos utilitários;

3,75%: veículo terrestre de passeio, veículo aéreo e aquático e demais veículos não especificados.

Descontos

De acordo com o governo, tem isenção do IPVA:

Veículos com mais de 15 anos de uso;

Pessoas com deficiência;

Ônibus ou micro-ônibus de passageiro de turismo ou escolar;

Veículo novo no ano da sua aquisição, comprado em concessionária goiana.

Total
11
Shares
Related Posts