Veículos modernos e sustentáveis reforçam a integração público-privada para promover eficiência, conforto e menor impacto ambiental
O Governo de Goiás entregou nesta segunda-feira (16/12) 46 novos ônibus que começam a operar no transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia. A renovação da frota, viabilizada com recursos do programa Refrota, marca mais uma etapa do projeto Nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC). Previsão é de em até dois anos renovar toda a frota, com 1,2 mil novos veículos.
Durante o evento, o vice-governador Daniel Vilela (MDB) destacou a transformação no transporte coletivo e os planos de expansão do modelo de consórcio intermunicipal. “Hoje, nosso objetivo de oferecer qualidade na mobilidade urbana vem sendo cumprido com a renovação completa da frota na Região Metropolitana”, afirmou.
O vice-governador ainda detalhou os avanços tecnológicos dos novos veículos. “Serão ônibus com ar-condicionado, vidros fumês, Wi-Fi, câmeras de videomonitoramento e sistema de identificação facial integrado à segurança pública. Nosso sistema não perde em nada para nenhum transporte coletivo do mundo”, destacou Daniel Vilela.
O ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, ressaltou a importância do investimento conjunto entre setor público e privado para modernizar a mobilidade urbana no país. “Estamos inovando ao atuar com as frentes pública e privada. Ao todo, serão 5 mil novos ônibus para o Brasil, sendo metade elétricos e a outra metade padrão Euro 6, que são 18 vezes menos poluentes que o diesel comum.”, declarou.