Pacientes de Bom Jesus de Goiás e Cachoeira Alta ficaram internados na enfermaria da unidade, mas já tiveram alta médica
O Hospital Regional de Itumbiara São Marcos devolveu para suas famílias mais dois pacientes curados da Covid-19. A unidade está em funcionamento desde o dia 2 desse mês como Hospital de Campanha para enfrentamento ao novo coronavírus e faz parte da rede da Secretaria Estadual de Saúde.
Os dois pacientes que receberam alta são homens e residentes em cidades do interior de Goiás. O primeiro foi o padeiro Jovenilson de Medeiros, 53 anos, morador de Bom Jesus de Goiás. Ele, a esposa e a filha foram contaminados e começaram a apresentar os sintomas da infecção desde o dia 17 de junho. As duas tiveram sintomas leves e não precisaram de internação, mas Jovenilson conta que teve maior desconforto, principalmente falta de ar e um exame de raio-x revelou comprometimento da função pulmonar e o médico da cidade recomendou sua internação. Ele foi internado dia 7, em Itumbiara, e saiu nesse domingo, dia 12.
Jovenilson conta que o foco da contaminação em sua família foi uma mulher que foi de Uberlândia para a casa de parentes em Bom Jesus e cujo marido estava contaminado na cidade mineira. “Essa mulher é parente da sogra da minha filha e levou a doença para eles”, resume. Ele lembra que a filha e outros da família não usavam máscaras no contato com essa mulher e isso pode ter sido o agravante.
Esse tipo de contágio, intradomiciliar, é objeto de preocupação das autoridades de saúde e tem sido observado com frequência após relatos de pessoas contaminadas. Jovenilson elogiou o tratamento recebido no Hospital de Itumbiara e a forma humanizada que recebeu. “Sou muito grato ao que fizeram comigo e sei que tratam bem todos os pacientes”, frisa.
O outro paciente é o Agente de Inspeção Federal Pedro Antônio Cássio Filho, 61 anos, de Cachoeira Alta. Ele foi internado no Hospital Regional de Itumbiara dia 7 também após apresentar os sintomas e iniciou o tratamento no hospital da cidade. O protocolo para o Covid-19 seguido na unidade foi suficiente para, em cinco dias de internação, lhe restituir a estabilidade e voltar para casa. Os dois cumprirão uma quarentena de 14 dias em casa e depois poderão voltar às suas atividades.
A coordenadora multiprofissional do Hospital Regional de Itumbiara, Patrícia Azi, comemorou junto com as equipes e os pacientes o sucesso do tratamento. “É gratificante vermos duas pessoas vencerem uma infeção tão agressiva assim e retornarem para seus lares. Todos das equipes médica, de enfermagem, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogas e técnicos ficamos muito felizes por mais esses exemplos de sucesso. Vamos vencer essa guerra”, finaliza.