Imagens mostram ministro de Lula no Palácio do Planalto durante atos de 8 de janeiro

O ministro Gonçalves Dias, que é próximo de Lula, pediu demissão do cargo em virtude da repercussão do caso – (Foto: Reprodução)

Vídeos divulgados pela CNN Brasil provoca crise no Governo Federal. Ministro pediu demissão do cargo

Vídeos divulgados pela CNN Brasil nesta quarta-feira (18) mostram o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias, no Palácio do Planalto no dia dos atos de 8 de janeiro.

Nas imagens é possível notar o ministro e funcionários do GSI circulando entre os invasores, que vandalizaram o prédio. Em determinado momento aparece funcionário cumprimentando os invasores e até distribuindo água mineral.

Em virtude da repercussão dos vídeos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou uma reunião de emergência para discutir como o Governo Federal se posicionará diante do caso. Após a reunião, o ministro Gonçalves Dias pediu exoneração do cargo.

Por meio de nota, o GSI informou que as imagens mostram a “atuação dos agentes de segurança que foi, em um primeiro momento, no sentido de evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto”. Argumenta ainda que as condutas dos agentes estão sendo “apuradas em sede de sindicância investigativa instaurada” e que “se condutas irregulares forem comprovadas, os respectivos autores serão responsabilizados”.

Comissão de Segurança da Câmara

Para às 14h desta quarta-feira estava prevista a participação do ministro Gonçalves Dias na Comissão de Segurança da Câmara, para falar sobre os atos de 8 de janeiro. Entretanto, Gonçalves Dias apresentou um atestado e não compareceu à audiência. Diante disso, os deputados aprovaram uma convocação do ministro para prestar esclarecimentos.

Total
0
Shares
Related Posts