Ação dos militares está fundamentada no decreto estadual, no entanto, as regras de escalonamento regional vigoram no município
Na manhã desta quarta-feira (17) a Polícia Militar (PM) orientou empresários e comerciantes a fecharem as portas dos estabelecimentos comerciais não essenciais situados nas regiões do Santa Luzia e da Cidade Livre, em Aparecida de Goiânia. A ação dos militares está fundamentada no decreto estadual, que entrou em vigor nesta quarta-feira em todo o estado. A medida determina o fechamento de comércios não essenciais por 14 dias, e após esse período, a abertura por 14 dias.
No entanto, o decreto municipal que define as regras de escalonamento regional também está em vigor em Aparecida de Goiânia. Diante do impasse, vários estabelecimentos que fecharam no início da manhã seguindo a recomendação da PM, logo em seguida voltaram a abrir.
A reabertura foi devido ao comunicado feito pela prefeitura de Aparecida de Goiânia, de que as empresas estão asseguradas para funcionar nas regiões especificadas conforme estabelecido pelo cronograma de escalonamento.
O governo informou que não houve determinação para fechamento dos estabelecimentos e sim apenas uma orientação por parte dos militares. A ação que foi realizada devido ao alto índice de propagação da Covid-19 no município e também em todo o estado.