O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira, tem discutido a possibilidade de a língua estrangeira espanhol retornar como disciplina obrigatória na rede de ensino goiana. A pauta foi debatida na manhã desta quarta-feira, 28, em uma videoconferência com o deputado estadual Virmondes Cruvinel, autor do projeto de lei que trata do assunto, e representantes do movimento “Fica Espanhol”. O projeto de Virmondes Cruvinel, de nº 6130/19, encontra-se na pauta de votação da sessão hídrida desta quarta-feira, 28.
Lissauer assinalou que o projeto deve ser aprovado ainda esta semana. “Já vou pedir nossa equipe da assessoria parlamentar para colocar em pauta da sessão ordinária ainda hoje, e talvez a gente consiga aprovar em segunda votação amanhã”, afirmou.
O presidente destacou, ainda, para o grupo a importância da disciplina no aprendizado dos alunos, parabenizando também o deputado Virmondes pela autoria da matéria. “O espanhol está presente nos cinco continentes, é uma língua muito falada e procurada por muitos estudantes no Enem, por exemplo, então agregar essa matéria a nossa rede de ensino vai enriquecer muito o aprendizado dos nossos alunos. E o nosso amigo deputado fez muito bem em apresentar esse projeto”, destacou.O deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania), autor da proposta, disse que o Brasil faz fronteira com sete países hispano-falantes, contexto geográfico que contribuiu para que os países sul-americanos compartilhassem traços de identidade e elementos culturais, uma vez que o território, originalmente habitado por povos indígenas, foi colonizado por europeus e, posteriormente, povoado por escravizados africanos.
A importância da formação em língua estrangeira é explicitamente reconhecida na legislação federal. “A opção pela obrigatoriedade de oferta da língua inglesa se justifica pela inegável relevância do conhecimento desse idioma em nível de comunicação mundial. Por outro lado, a oferta de espanhol se justifica por diversas razões de ordem histórica, sociocultural, política e econômica”, afirma Virmondes.
Fica Espanhol
Desde agosto de 2018, os professores de espanhol das redes pública e particular do estado de Goiás estão mobilizados para garantir a oferta obrigatória do idioma na matriz curricular das escolas de ensino médio. Em 2017, a Lei 13.415 revogou a Lei do Espanhol e, entre outras finalidades, alterou a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Nesse sentido, o movimento Fica Espanhol tem se propagado Brasil afora e Goiás a ele se junta ratificando a importância do estudo linguístico e sociocultural do idioma de forma sistemática.
Com informações do site da UFG.
Related Posts
Inflação na saída das fábricas fica em 4,78% em março, diz IBGE
O Índice de Preços ao Produtor (IPP), que mede a variação de preços de produtos industrializados na saída…
4 de maio de 2021
Projeto exige comunicado diário à família de pacientes com Covid-19
Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados Silva: familiares de pacientes isolados têm direito a informação O Projeto de Lei 1881/20…
23 de abril de 2021
Prefeitura de Goiânia decreta escalonamento de horários
Confira o cronograma que começa a vigorar a partir desta quarta-feira. Conforme o decreto municipal nº 736, de…
28 de abril de 2020
Homem é espancado, amarrado e jogado dentro de lago
Corpo de Bombeiros conseguiu salvar a vítima Na noite deste domingo (23), o Corpo de Bombeiros foi acionado…
%d