Ex-governador avalia que a possível chegada de Ciro Gomes ao ninho tucano pode ajudar com que o partido “não desapareça”
O presidente nacional do PSDB e ex-governador, Marconi Perillo, admitiu na última quinta-feira (14/8), em entrevista ao Contexto Metrópoles, que a legenda “chegou ao fundo do poço em 2022”, com a perda de lideranças e as derrotas eleitorais registradas nos últimos anos. Para o tucano, a possível chegada de Ciro Gomes pode ser um sinal de reação, diante do cenário esvaziamento da sigla.
“Nós chegamos ao fundo do poço em 22, perdemos muita gente, continuamos perdendo, mas agora eu percebo uma reação. A possível vinda do Ciro Gomes nos fortalece bastante. Ah, tem em outros lugares deputados federais também que estão vindo. Então, a estratégia é essa. É importante que um partido como o PSDB, com a nossa história, com o nosso legado, não desapareça”, avaliou o tucano.
Esvaziamento
O partido de Marconi reduziu seu quadro de deputados federais de 29 para 13. Já no Senado reduziu de 9 para apenas 4 representantes. Recentemente o partido perdeu os governadores do Rio Grande do Sul e de Pernambuco, Eduardo Leite e Raquel Lyra, para o PSD de Gilberto Kassab.
Aparecida
Na eleição de 2024, o PSDB só elegeu um representante para a Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, que foi o vereador Lipe Gomes, 50% a menos que em 2020, quando os tucanos elegeram Zé Filho e Diony Nery.
Vale destacar que na última eleição municipal, o PSDB de Marconi Perillo apoiou a candidatura de Professor Alcides (PL), nome derrotado na disputa pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia.