Governo está adotando as medidas para apurar o recebimento da ajuda de custo por estes profissionais
Reportagem do Blog do Vicente, publicada hoje à tarde no Jornal Correio Braziliense, informa que quase 190 mil militares foram contemplados com o auxílio emergencial (coronavoucher) para ajudar no combate ao coronavírus sem qualquer trabalho.
Dados do governo revelam que 189.695 militares da ativa receberam o auxílio emergencial, totalizando R$ 113.816.990,00.
O Ministério da Defesa disse que “verifica a possibilidade de recebimento indevido de valores referentes ao auxílio emergencial, concedido pelo Governo Federal no período de enfrentamento à pandemia do coronavírus, por integrantes da folha de pagamentos deste Ministério”.
E acrescenta: “Neste sentido, estão sendo adotadas as medidas para apuração do ocorrido, visando identificar se houve valores recebidos indevidamente, de modo a permitir a restituição ao erário e as demais considerações de ordem administrativo-disciplinar, como necessário”.
A Caixa informou que é responsável apenas pelo pagamento dos auxílios emergenciais e que os dados são processados pela Dataprev, com base em informações recebidas do Ministério da Cidadania.
A Dataprev e o ministério ainda não se pronunciaram. Enquanto isso, milhares de trabalhadores informais, desempregados e microempreendedores individuais reclamam que já fizeram os cadastros no site da Caixa, mas ainda não receberam a ajuda emergencial.