Morre em Aparecida o jornalista Washington Novaes

Ele estava internado tratando de um câncer no intestino, mas faleceu ontem à noite

Referência no jornalismo ambiental, o jornalista Washington Novaes morreu na noite de segunda-feira, dia 24, aos 86 anos, vítima de câncer.

Ele havia passado por uma cirurgia para a retirada de um tumor no intestino, em Aparecida de Goiânia, informou o filho do jornalista, o cineasta Pedro Novaes.

Em texto enviado ao portal G1, Pedro Novaes lamentou a perda do pai e disse que não só a família fica órfã, “mas também o cerrado e a Amazônia, pelos quais ele tanto lutou, e os povos indígenas brasileiros, já tão sofridos, e pelos quais ele se apaixonou décadas atrás”.
Washington Novaes descobriu o tumor em março deste ano e o tratamento era apenas cirúrgico. Ele foi operado na última quinta-feira, dia 20, e estava na UTI.

No domingo, dia 23, o quadro dele se agravou devido a uma infecção decorrente da operação e problema no fígado.

Novaes foi um jornalista brasileiro que tratou com especial destaque os temas de meio ambiente e culturas indígenas.

A morte do jornalista repercutiu bastante nos jornais de todo o Brasil. Várias autoridades, jornalistas e ambientalistas lamentaram a perda do Jornalista.

“Perdemos uma referência no jornalismo ambiental. Depois de muito lutar contra um câncer no intestino, Washington Novaes nos deixou aos 86 anos. Meus sentimentos a toda família e aos amigos”, disse o governador Ronaldo Caiado nas redes sociais.

“Goiás perdeu uma de suas maiores – se não a maior – referências na área ambiental: o jornalista Washington Novaes. Novaes foi referência para todo Brasil na defesa do conceito de sustentabilidade quando ainda pouco se falava sobre isto”.

“Tudo o que sou nessa profissão, na área ambiental eu devo ao exemplo e a contundência e a coragem do mestre Washington Novaes. Vai fazer falta, mas esse legado continua vivo. Obrigado, querido amigo. Gratidão eterna”, disse o jornalista ambiental da Globo, André Trigueiro.

Para conhecer a história completa de Washington Novaes clique aqui:

Total
3
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts