Para o vice-governador, inauguração do novo sistema de tratamento de esgoto em Goiânia mostra o contraste entre o abandono de antigas gestões e a capacidade de execução do atual governo
A inauguração do novo sistema de tratamento de esgoto em Goiânia, nesta sexta-feira (17/10), marcou um importante avanço na infraestrutura e na política de saneamento do Estado.
Para o vice-governador Daniel Vilela, a Estação Hélio Seixo de Britto simboliza a capacidade de planejamento e execução do Governo de Goiás, que tem transformado desafios históricos em resultados concretos para a população. “O governo de Ronaldo Caiado transformou crise em eficiência”, enfatizou durante o evento.
Daniel lembrou que, quando Ronaldo Caiado assumiu em 2019, a obra tinha apenas 2% de execução e os recursos estavam bloqueados. “Goiânia ficou penalizada durante tantos anos, até que o governador Caiado tomou a decisão de agir. Em vez de reclamar, ele recuperou a Saneago, resgatou a autoestima dos servidores e retomou obras fundamentais. Caiado fez o que outros não fizeram”, afirmou.
Contraste
Com aporte de R$ 133 milhões, a estação simboliza, nas palavras de Daniel, “o contraste entre o abandono de antigas gestões e a capacidade de execução do atual governo”. Mais de 80% dos recursos investidos vieram da própria Saneago, um feito que só foi possível após a reestruturação fiscal e administrativa conduzida nos últimos anos.
Repercussão da obra
Para Daniel, esse resultado vai além do saneamento básico. “A repercussão dessa obra é ampla. Ela melhora a qualidade ambiental, ao devolver ao Rio Meia Ponte uma água limpa, e também impulsiona a economia, ao destravar investimentos que dependiam de infraestrutura adequada”, pontuou.
Presente à solenidade, o ministro das Cidades, Jader Filho, ressaltou que o investimento em esgotamento sanitário é um ato de saúde pública. “Saneamento é dignidade, é cuidar da vida das pessoas. O que Goiás está fazendo aqui é um exemplo para o Brasil”, afirmou.