OPINIÃO: Covid-19 escancara problemas estruturais e morais

Ações promovidas por brasileiros demonstram que falta cidadania e consciência coletiva

Por Marcelo Mendes

Em meio à pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), o Brasil teve suas diversas mazelas escancaradas para todos que querem ver. Além dos problemas estruturais evidentes, que é resultado de anos à fio de políticas e estratégias governamentais que desprezaram o planejamento para o futuro. Problemas foram evidenciados, dos mais diversos, desde à falta de água potável até a falta de insumos para exames de diagnóstico desta nova infecção que assola o mundo.

No entanto, os problemas não se resumem ao Poder Público ou aos governantes que estão no exercício do mandato ou tiveram na liderança do país. A situação também é comportamental por parte da população.

Vídeos propagados pelas redes sociais demonstram o quanto é preocupante a falta de educação do povo brasileiro, como um todo. Pessoas, que só pensam no próprio umbigo em detrimento aos demais. Falta de senso coletivo e de cidadania, podem causar estragos ainda maiores durante este período de pandemia.

Brasileiros, que de maneira inconsequente, vão até os supermercados e esvaziam as prateleiras para estocar comida e álcool em gel. Outros, que obrigam seus funcionários a trabalharem, enquanto estão protegidos no luxo de suas belas fazendas no interior do estado. Além disso, há também grandes empresas de telemarketing que simplesmente desconsideram as recomendações feitas pelo Poder Público e colocam em risco a vida de milhares.

Não podemos deixar de citar as empresas de transporte público coletivo, que em meio a esta situação alarmante, reduzem o número de ônibus e provocam superlotação, tanto nos veículos quanto nos terminais. E ainda não poderia ficar de fora os seres humanos desprezíveis, que neste momento delicado, aproveitam para subir os preços de produtos essenciais ou falsificar itens fundamentais para higiene, como é caso do álcool em gel. Sem contar os propagadores de fake news, de receitas milagrosas ou curas espirituais oferecidas por alguns “líderes religiosos”. Simplesmente lamentável a postura desses oportunistas.

São inúmeros casos e ações que escancaram o comportamento individualista, mesquinho e inconsequente de muitos, que infelizmente, podem estar do nosso lado. Diante desse momento de pandemia é extremamente importante que todos os brasileiros sigam à risca as recomendações feitas pelas autoridades sanitárias e de saúde.

Fiquem em casa, ampliem a frequência das medidas de limpeza e higiene, e tenham calma e consciência, pois, desta maneira, conseguiremos vencer esta guerra contra esse inimigo invisível. E para isso ser viável, não podemos criar outros problemas, pois assim, perderemos essa luta.

Total
0
Shares
Related Posts